Outro convite em cima da hora para Zema, Lula?
Governador de Minas declinou de convite para participar de eventos com o presidente após ser surpreendido mais uma vez por sua presença no estado
Mais uma vez o convite do governo federal para que Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, participasse das agendas do presidente Lula no estado gerou confusão.
Zema, durante café com jornalistas, na segunda-feira, 24, disse ter ficado surpreso em saber que o presidente voltaria a seu estado para visitar municípios que são geridos por prefeitas do PT, informou reportagem do O Globo.
Como mostrou O Antagonista mais cedo, na quinta-feira, 27, Lula irá a Contagem, onde a prefeita petista Marília Campos é candidata à reeleição. Na sexta, 28, o presidente irá a Juiz de Fora promover a inauguração de um viaduto na cidade administrada pela petista Margarida Salomão, que também será candidata à reeleição.
Convite em cima da hora
No encontro com os jornalistas, Zema confirmou que não havia recebido o convite para participar dos eventos de Lula. Logo após sua declaração, o governo federal informou que ainda não tinha enviado os convites.
Como o convite chegou tarde, a assessoria do governo mineiro informou que Zema não iria comparecer aos evento pois tinham compromissos em outros municípios do Norte, a exemplo de Montes Claros, onde participará da abertura do evento do agronegócio Expomontes.
Além das duas cidades comandas por prefeitas petistas, Lula fará uma passagem à capital Belo Horizonte para assinar um pacto de trabalho voltado ao setor de energia e mineração.
Para quem Lula enviou o convite de Zema?
Em abril deste ano, outro convite gerou rusgas entre os dois governos. Na ocasião, Lula esteve em Nova Lima, Minas Gerais, para participar de uma cerimônia de inauguração. No entanto, a visita presidencial gerou uma controvérsia entre o governo federal e Zema que alegou não ter sido convidado para o evento.
Segundo o Governo de Minas, não foi recebido nenhum e-mail formal por parte da Presidência da República convidando o governador mineiro. Essa falta de convite foi vista como uma possível retaliação política, já que Zema é um adversário político de Lula e também um potencial candidato à presidência em 2026.
No entanto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirmou que o evento foi organizado pela empresa Biomm e não pela Presidência. A Secom disse que tanto Lula quanto Zema foram convidados pela organização para participar do evento. Além disso, o cerimonial da Presidência afirmou ter entrado em contato com o gabinete do governador, que teria confirmado a ausência de Zema.
Não houve nenhum convite
Diante dessa polêmica, o Governo de Minas Gerais emitiu uma nota afirmando que não houve nenhum convite formal ou informal para a participação do governador no evento. Segundo o comunicado, também não houve nenhum contato com a Secretaria Executiva do Governador para comunicar a agenda.
Por outro lado, a Presidência da República alegou que a Biomm enviou um convite para o gabinete do governador no dia 16 daquele mês e recebeu como resposta que Zema não poderia participar, sendo representado pela secretária-adjunta de Saúde, Poliana Lopes. O cerimonial do presidente então afirmou ter entrado em contato com o gabinete de Zema e que foi confirmada a ausência dele no evento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)