Cenário externo pressiona dólar e juros futuros
Diretora do banco central americano apontou as dificuldades para a desinflação no estágio atual e indicou que juros devem ficar altos por algum tempo
A moeda americana voltou a operar em alta frente ao real e encerrou a sessão perto da máxima do dia em alta de 1%, a 5,45 reais.
O movimento acompanhou o fortalecimento do dólar no exterior, após a diretora do FED (Federal Reserve) Michelle Bowman reforçar a visão de que os juros no Estados Unidos devem ficar altas por tempo suficiente para deixar a inflação sob controle.
Além disso, dados mostrando o aumento dos preços de residências nos EUA e uma confiança do consumidor acima do esperado contribuíam para o dólar forte.
Mais uma vez, o real registrou a pior performance entre as moedas emergentes e reassumiu a mesma colocação no ano em uma cesta com 23 divisas.
Os juros futuros acompanharam a piora de humor e também subiram, com os vencimentos mais longos acumulando até 11 pontos base de alta no dia.
O Ibovespa, principal índice acionário, recuou 0,25% para encerrar o dia em 122,3 mil pontos. Entre as quedas mais significativas as ações de Pão de Açúcar (-3,74%), Vamos (-3,32%) e Magazine Luiza (-2,96%) ocuparam as três primeiras posições.
Do lado positivo, os papéis de JBS (+1,74%), Weg (+1,71%) e Arezzo (+1,45%) formaram o trio de principais altas do dia, em que apenas cerca de 30% das empresas que compõem o índice conseguiram terminar o dia com ganhos.
A ata do Copom, que destacou que o compromisso da diretoria do Banco Central com a reancoragem das expectativas de inflação, não foi suficiente para conter a força da movimentação dos investidores globais.
Nem mesmo, uma videoconferência com o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, em que o indicado por Lula reiterou o consenso do colegiado na visão sobre o futuro dos juros e do combate à inflação, foi suficiente para evitar o dia de mais perdas para os mercados brasileiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)