Suprema Corte do Irã anula sentença de morte de rapper
Toomaj Salehi foi preso em outubro de 2022 e apoiou publicamente a onda de manifestações que eclodiu após a morte de Mahsa Amini
A Suprema Corte do Irã anulou a sentença de morte do rapper iraniano Toomaj Salehi (foto), de 33 anos. Ele foi preso em outubro de 2022 por apoiar protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini.
“A sentença de morte foi anulada e, de acordo com a decisão de recurso do Supremo Tribunal, o caso será remetido para um tribunal semelhante”, escreveu o advogado Amir Raïssian, no X.
O Tribunal Revolucionário acusou o rapper Salehi de “assistência em sedição, reunião e conluio, propaganda contra o sistema e apelo a motins.” As autoridades iranianas rotularam os protestos de “motins” e acusaram os inimigos estrangeiros de Teerã de fomentar a agitação.
A morte de Amini, de 22 anos, uma jovem curda iraniana detida por violar o código de vestuário feminino, provocou uma onda de protestos que, durante meses, pediram o fim da República Islâmica.
Centenas de pessoas, incluindo membros das forças de segurança, foram mortas durante os protestos.
Salehi é conhecido no Irã por enfrentar as violações dos direitos humanos e a repressão política na República Islâmica através de sua música.
A sua provação começou com a sua prisão em outubro de 2022 por agentes da organização de inteligência do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) por participar em protestos anti-estatais generalizados conhecidos como o movimento “Mulher, Vida, Liberdade”.
Em uma publicação nas redes sociais antes de sua prisão, o rapper escreveu:
“Vocês deveriam saber que não tenho medo da morte, da prisão e da tortura. O que temo é ver mulheres venderem seus corpos por necessidade e ser obrigado a calar a boca. Tenho medo de ver as pessoas se curvarem até a cintura na lata de lixo, mas permanecerem em silêncio; ver você bater em um trabalhador e ficar quieto; testemunhar o assassinato de um manifestante e a tortura de sua família em busca de justiça, e calar a boca… Há um mar de sangue entre você e eu.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)