Aviões quase colidem no Aeroporto Internacional Austin-Bergstrom
Durante a investigação revelou-se que houve falhas críticas na comunicação e na execução das operações de voo.
No início de 2023, uma situação crítica de segurança aconteceu sob intenso nevoeiro no Aeroporto Internacional Austin-Bergstrom, envolvendo aeronaves da FedEx e da Southwest Airlines. Este sério episódio, agora analisado e debatido pelo National Transportation Safety Board (NTSB), sublinha a necessidade de revisitar e aprimorar protocolos de segurança em operações de voo.
Como Ocorreu a Quase Colisão?
Durante a investigação revelou-se que houve falhas críticas na comunicação e na execução das operações de voo. Damian Campbell, o controlador de tráfego aéreo envolvido, autorizou ambos os voos sem ter uma visibilidade clara da pista, afetada pela névoa. Embora Campbell tenha atuado com base em seu entendimento da situação, a NTSB identificou que ele possuía um “modelo mental impreciso” devido às limitações visuais e suposições baseadas em experiências anteriores com voos da Southwest.
Recomendações do NTSkol Board
Em resposta ao incidente, a NTSB emitiu várias recomendações visando aumentar a segurança nos aeroportos. Uma das principais medidas propostas inclui a implementação de tecnologia capaz de rastrear movimentos de aeronaves e veículos no solo em todos os aeroportos comerciais. Atualmente, essa tecnologia só é utilizada em alguns aeroportos selecionados.
Qual a importância da comunicação na segurança aeroportuária?
A NTSB também enfatizou a necessidade de melhorar a comunicação entre pilotos e controladores, especialmente em condições de baixa visibilidade. Foi sugerido que pilotos deveriam notificar frequentemente suas posições durante o táxi. Além disso, foi revelada uma deficiência no escritório de meteorologia do aeroporto, que operava sem janelas, internet, nem sinal de celular, e com recursos tecnológicos restritos — limitações que podem comprometer a segurança.
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