Brasil sedia evento cultural promovido por Putin
O Russian Seasons 2024 será prestigiado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e por ministra enviada pelo autocrata russo
O Brasil sediará o Russian Seasons 2024, um evento cultural promovido por Vladimir Putin (foto) para disseminar a cultura russa pelo mundo.
A cerimônia de abertura está marcada para 17 de junho, no Theatro Municipal do Rio. Segundo o Estadão, o evento será prestigiado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pela ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova.
Olga Lyubimova foi incluída na lista de sanções dos Estados Unidos, da União Europeia e do Reino Unido. Ela está no cargo desde 2020 e tem sido uma defensora da guerra iniciada por Putin contra a Ucrânia.
Zelensky critica Lula
Nesta semana, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a criticar Lula (PT) por “priorizar a aliança com um agressor”, referindo-se à Rússia.
Em entrevista a jornalistas latino-americanos em Kiev, o chefe de Estado ucraniano expressou desejos de cooperação com países da região como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e El Salvador, mas ressaltou o clima de perplexidade que existe na Ucrânia em relação ao Brasil.
“O Brasil deve estar do nosso lado e dar um ultimato ao agressor [a Rússia]… por que temos de voltar a repetir estas coisas? Pela memória histórica, por temas econômicos? A economia é importante até que chega uma guerra, e quando a guerra chega os valores mudam. Pesam mais as crianças, a família, a vida, só depois está o comércio com a Federação Russa”, afirmou.
Para Zelensky, falta ao governo Lula “prever as consequências de uma [eventual] queda da Ucrânia”.
“Isso faria com que existisse uma alta probabilidade de que países pequenos possam ser suprimidos por países grandes”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)