Defesa Civil do RS evacua bairro com risco de deslizamento
A ação de evacuação teve início nesta quinta-feira, 23, no bairro Morro Toca dos Corvos, em Cruzeiro do Sul, e ainda está em andamento
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul deu início à evacuação do bairro Morro Toca dos Corvos, na cidade de Cruzeiro do Sul, devido à previsão de fortes chuvas e intensificação dos ventos litorâneos para esta sexta-feira, 24. A região está sob risco iminente de deslizamento.
Após uma vistoria, realizada pelo Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), foi elaborado um relatório técnico que apontou o risco de movimento de massa no local. Diante dessa situação, a ação de evacuação teve início às 23h dessa quinta-feira, 23, e ainda está em andamento.
A operação conta com o apoio de agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro. Essas equipes estão trabalhando para garantir a segurança dos moradores e minimizar os riscos decorrentes das condições climáticas adversas.
Alerta para chuvas intensas
Além disso, é importante ressaltar que toda a região da Costa Doce, centro, vales, litoral norte, nordeste, noroeste, norte e região metropolitana de Porto Alegre estão em alerta para chuvas intensas e ventos fortes, acompanhados por descargas elétricas.
A Defesa Civil orienta a população nessas áreas a buscar locais seguros, desconectar eletroeletrônicos durante os temporais, além de garantir o fechamento adequado de portas e janelas.
A previsão do tempo indica que as condições climáticas adversas devem persistir nas próximas horas. Portanto, é fundamental que todos sigam as orientações das autoridades competentes e fiquem atentos a possíveis atualizações sobre a situação na região.
Situação no Rio grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira, 24, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado está em 163.
De acordo com balanço divulgado às 9h, 65 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Com 469 dos 497 municípios afetados, o estado contabiliza 581.613 pessoas desalojadas, entre as quais 63.918 estão em abrigos.,
Alerta para fortes chuvas
São esperadas chuvas com intensidade entre 30 mm/h e 60 mm/h, ou 50 mm/dia e 100 mm/dia. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.
Os moradores dessas regiões devem ficar atentos aos possíveis impactos decorrentes desses eventos climáticos. Há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Como medida preventiva, o instituto sugere que os moradores desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso seja possível. Em casos de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)