Federação do PT sobe tom contra parceria do governo Lula e Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fechou acordo com o MEC para a construção de hospitais universitários
A federação formada pelo PT, PCdoB e PV divulgou nota criticando a parceria do Ministério da Educação do governo do presidente Lula com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O governos federal e estadual fecharam acordo para a construção de hospitais universitários em seis municípios mineiros durante audiência sem nenhum deputado petista.
O acordo foi fechado por Zema com o ministro Camilo Santana ao lado do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), irmão gêmeo do senador Cleitinho (Republicanos). A dupla de irmãos faz oposição ao presidente Lula.
“O anúncio, sem a presença de parlamentares mineiros e das lideranças partidárias que lutam por essa pauta com o Governo Federal – que todos defenderam e apoiaram, inclusive em enfrentamentos diretos ao prefeito, irmão do senador Cleitinho – nos últimos anos, mostra desrespeito e falta de compromisso com a federação em Minas Gerais”, diz um trecho da nota.
Pelo acordo, o hospital local será doado à Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ), e administrado pelo MEC como um hospital-escola.
“Lula esteve em Belo Horizonte em 2022 em campanha e fez essa promessa do hospital universitário à parlamentares e lideranças mineiras que trabalharam inclusive com a EBSERH e o Governo de Minas para viabilizar a parceria quando as obras do hospital regional forem concluídas”, completou a nota da federação do PT.
Acordo
Em vídeo divulgado pelo governador Romeu Zema, o chefe do Executivo mineiro agradece a parceria com o governo federal.
“O grande ganhador dessa parceria é o povo mineiro. Nós vamos construir o Hospital Regional de Divinópolis, obra já prevista com recurso reservado, e depois de pronta, ao invés de passar para uma instituição filantrópica, como estava previsto, esse hospital será doado para Universidade Federal de São João del-Rei, que irá administrá-lo como um hospital universitário”, comemorou.
De acordo com o ministro Camilo Santana, o acordo firmará a parceria do MEC pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela educação em Saúde. “Estão previstas entregas nas cidades de Divinópolis, Lavras, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte, união de esforços que beneficia quem mais precisa: o povo brasileiro”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)