Governo zera tarifa de importação do arroz
Segundo o governo, o objetivo é evitar o aumento no preço do quilo do arroz por conta da crise das chuvas no Rio Grande do Sul
O governo federal decidiu zerar até 31 de dezembro a tarifa de importação de três tipos de arroz. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 20, durante reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex),
“Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Segundo o governo, o objetivo é evitar o aumento no preço do quilo do arroz por conta da crise das chuvas no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é responsável por 70% da produção do grão no país.
O governo pretende importar uma tonelada de arroz com objetivo de assegurar para o consumidor final o preço de R$ 20 para o pacote de 5 quilos. A expectativa do Ministério da Agricultura é de procurar outros mercados como Tailândia e Vietnã, já que a produção de países do Mercosul não é capaz de atender a demanda.
Em 2024, até abril, as compras de arroz da Tailândia já representam 18,2% do total importado. Dois tipos de arroz não parbolizado e um tipo polido foram incluídos na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, o que permite ao país mexer na tarifa sem consultar os demais membros do bloco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)