Modelo de helicóptero do presidente do Irã foi usado na Guerra do Vietnã
Ebrahim Raisi, visto como potencial sucessor do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, morreu em um acidente de helicóptero no domingo, 19
O helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e sua comissão, mortos em um acidente aéreo ocorrido em um terreno montanhoso próximo à fronteira com o Azerbaijão, era a versão civil de uma aeronave militar americana utilizada durante a Guerra do Vietnã, registrou o G1.
Com capacidade para 15 pessoas, o helicóptero Bell 212, fabricado pela Bell, com sede em Fort Worth, no estado do Texas, é uma versão do bimotor UH-1N, fabricado entre 1968 e 1978.
Tanto o UH-N1 quanto o UH-1 Huey, monomotor que o antecedeu, foram utilizados pela Força Aérea americana no Vietnã.
Teerã não informou a data de fabricação da aeronave envolvida no acidente que vitimou o presidente Ebrahim Raisi.
Outros acidentes
A aeronave construída pela Bell já esteve envolvido em outros acidentes.
Em fevereiro de 2016, autoridades gregas confirmaram a queda de um helicóptero do mesmo modelo no Mar Egeu, matando dois dos três tripulantes.
Em junho de 2021, um piloto morreu perto de Evansburg, no Canadá, enquanto combatia um incêndio florestal.
A morte de Ebrahim Raisi
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, visto como potencial sucessor do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, morreu em um acidente de helicóptero, em terreno montanhoso perto da fronteira com o Azerbaijão, confirmaram autoridades iranianas e a mídia estatal na manhã desta segunda-feira, 20 de maio.
Os destroços carbonizados do helicóptero que transportava Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e seis outros passageiros e tripulantes foram encontrados após uma busca noturna, realizada em meio a uma nevasca. A morte de Hossein também foi confirmada.
A escuridão e as condições chuvosas e lamacentas dificultaram o acesso das equipes de resgate ao local, mas todos os recursos do exército e da elite da Guarda Revolucionária foram mobilizados para as operações de busca e salvamento.
O aiatolá Ali Khamenei, que detém a palavra final sobre a política externa e o programa nuclear do país, disse que o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumirá como presidente interino, informou a agência de notícias oficial IRNA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)