Florianópolis pronta para receber mais de 1.700 atletas no Ironman
Neste domingo, competidores irão nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr outros 42,2 km, em Jurerê Internacional
Florianópolis será palco neste domingo, 19, da 22ª edição do Ironman Brasil, uma das provas mais icônicas do triathlon. O evento reunirá 1.700 competidores profissionais e amadores de 33 nacionalidades.
A partir das 6h30, os competidores irão nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr outros 42,2 km, em Jurerê Internacional.
Os maiores nomes da Elite estão confirmados, incluindo campeões anteriores como Igor Amorelli, Reinaldo Colucci e Pâmella Oliveira.
A etapa de Florianópolis valerá pontos para o Ironman World Championship 2024, que terá a prova do feminino realizada na cidade de Nice, na França, e do masculino em Kona, no Havaí.
Na competição por faixa etária, dividida em duas categorias, serão classificados 60 atletas, sendo 25 entre os homens e 35 entre as mulheres. No caso dos profissionais, serão quatro vagas para o Mundial, sendo duas no masculino e duas no feminino.
O tamanho do Ironman Florianópolis
Os brasileiros são maioria absoluta entre os inscritos, com 1033 atletas, com o segundo lugar pertencente aos vizinhos argentinos com 225, seguido pelos americanos, com 40.
Mas também há atletas de Angola, Emirados Árabes, Argentina, Austrália, Bolívia, Bulgária, Canadá, Suíça, Chile, Colômbia, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca, Equador, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Irã, Itália, Japão, Lituânia, Marrocos, México, Holanda, Peru, Portugal, Paraguai, Federação Russa, Uruguai e Venezuela.
Para receber todos e garantir a segurança e a organização da prova, 1.152 colaboradores ocupam os principais pontos estratégicos do trajeto, que se estende por boa parte da ilha catarinense. Além deles, cerca de 10 mil pessoas são esperadas para acompanhar in loco.
De acordo com as estimativas da organização, o evento deve movimentar cerca de 40 milhões de reais na economia local.
Os recordistas
Em 2021, Kristian Blummenfelt, da Noruega, estabeleceu o recorde masculino de tempo em uma das etapas eliminatórias para o Campeonato Mundial, no Ironman Cozumel (MEX), com 7 horas, 21 minutos e 11 segundos. Gustav Iden, também norueguês, detém o recorde do Campeonato Mundial do Ironman em Kona, com 7 horas, 40 minutos e 24 segundos.
No Brasil os destaques incluem André Lopes e Felipe Santos, ambos no Ironman Cozumel, quebrando a marca das 8 horas.
Em 2022, Laura Phillip, da Alemanha, estabeleceu o recorde feminino durante o Ironman Hamburgo, com 8 horas, 18 minutos e 20 segundos. No cenário brasileiro, Pâmella Oliveira, vencedora do Ironman Brasil, em Florianópolis, em 2023, se destaca como recordista brasileira e sul-americana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)