Putin comemora progresso “em todas as frentes” da guerra
“As nossas tropas estão constantemente, todos os dias, melhorando a sua posição em todas as direções”, disse Vladimir Putin durante uma reunião transmitida pela televisão russa com oficiais superiores
A Rússia reivindicou a captura de duas novas aldeias na região de Kharkiv. O ditador russo, Vladimir Putin, saudou o progresso russo “em todas as frentes”, anunciando que a Rússia neutralizou cerca de vinte drones ucranianos.
O assalto terrestre surpresa na região de Kharkiv pelo exército russo permitiu a captura de diversas localidades e o avanço das tropas. O exército ucraniano teve que recuar para posições mais favoráveis, a fim de salvar a vida dos seus soldados.
“As nossas tropas estão constantemente, todos os dias, melhorando a sua posição em todas as direções”, disse Vladimir Putin durante uma reunião transmitida pela televisão russa com oficiais superiores e o novo ministro da Defesa, Andrei Beloussov.
Ucrânia evacua Kharkiv
A Ucrânia evacuou “cerca de 8.000 pessoas” da região de Kharkiv (nordeste) desde que a Rússia lançou um ataque terrestre surpresa no local, em 10 de maio.
“Cerca de 8 mil pessoas já foram evacuadas… A maioria delas são mulheres, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência e crianças”, disseram os serviços de emergência da Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, cancelou todas as suas viagens ao exterior nos próximos dias, conforme anunciou seu porta-voz, Serguiï Nykyforov, na quarta-feira, 15 de maio:
“Volodymyr Zelensky pediu que todos os eventos internacionais planejados para os próximos dias fossem adiados e que novas datas fossem definidas”, disse Nykyforov. O presidente ucraniano era esperado em Madri, de acordo com a Realeza Espanhola.
Blinken anuncia ajuda de US$ 2 bilhões
O secretário de Estado norte-americano anunciou nessa quarta-feira, 15, em Kiev, uma ajuda militar de 2 bilhões de dólares para reforçar as capacidades de defesa da Ucrânia contra as forças russas que lideram uma ofensiva no nordeste do país.
Esta ajuda, anunciada numa conferência de imprensa, provém do enorme envelope de 60 bilhões de dólares para a Ucrânia, que foi recentemente aprovado pelo Congresso americano após meses de bloqueio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)