Governo do RS alerta para novas inundações e frio intenso
O estado contabiliza pelo menos 147 mortos e 127 desaparecidos em função das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou nesta segunda-feira, 13, para novas inundações nas regiões sul e metropolitana de Porto Alegre.
Em entrevista coletiva, ele reforçou o pedido para que a população deixe as áreas mais afetadas pelas chuvas nos últimos dias.
“Fazemos um apelo para que saiam das áreas afetadas, que podem ter agravamento. Entre hoje [segunda-feira, 13] e quarta-feira, 15, poderemos ter o momento mais grave das inundações desses municípios da região sul. Precisamos que a população atenda aos alertas”, afirmou.
Frio intenso
O governo do Rio Grande do Sul também chamou a atenção para a chegada de uma frente fria ao estado nos próximos dias.
Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, a previsão é de frio intenso no estado entre quarta-feira, 15, e sexta, 17.
“Temos uma diminuição bastante grande no volume de chuva, o que é uma grande notícia. Vamos ter chuva hoje mais na parte norte do Estado. Tivemos quase 320 milímetros na Serra, 120 milímetros na Região Metropolitana e 180 milímetros no Litoral Norte. Não temos previsão de volumes de chuva elevados. Agora teremos uma frente fria, com frio intenso entre quarta-feira e sexta”, disse.
A previsão é as temperaturas no estado possam ficar abaixo de 5º Celsius nas regiões mais afetadas por inundações no Rio Grande do Sul.
Balanço da tragédia
Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 13, às 12h, 147 pessoas morreram no estado em função das fortes chuvas. Outras 127 continuam desaparecidas, enquanto 806 ficaram feridas nas enchentes.
Com 447 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas, 538.241 pessoas estão desalojadas, das quais 79.540 estão em abrigos.
O estado contabiliza mais de 2,1 milhões de habitantes afetados pelos estragos causados.
Não há mudanças em relação ao balanço divulgado pela manhã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)