Balanço da Petrobras mexe com mercado antes de Ata do Copom
Enquanto investidores aguardam detalhes sobre os motivos para a decisão de reduzir ritmo de cortes de juros, resultados corporativos afetam bolsa
Os investidores estão atentos para os números da maior estatal brasileira para o primeiro trimestre deste ano. As expectativas coletadas pela Bloomberg apontam para queda em praticamente todas as linhas do resultado.
A receita deve ficar em cerca de 127 bilhões de reais no trimestre, uma queda de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) deve passar de 73,5 bilhões de reais nos primeiros três meses de 2023 para 69,2 bilhões de reais agora. A margem Ebtida, no entanto, deve subir 1,5 ponto percentual para 54,4%.
O lucro líquido ajustado da petroleira de cair quase 20% para 25 bilhões de reais, contra 37 bilhões de reais registrados no ano anterior. Por outro lado, o volume de investimentos da estatal, medido pelo Capex (despesas de capital, na sigla em inglês) deve avançar mais de 40% na comparação anual, de 12,6 bilhões de reais para 18 bilhões de reais.
Ainda no campo corporativo, Itaúsa, Raízen, Hapvida, Natura, Azul e IRB também divulgam resultados após o fechamento das negociações. O banco BTG Pactual mostra o balanço do primeiro trimestre de 2024 antes da abertura.
Na renda fixa, continua a expectativa pela divulgação da Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta terça-feira, 14, com detalhes da reunião que definiu a redução no ritmo de corte da taxa básica de juros, Selic de 0,5 ponto percentual para 0,25 p.p..
O mercado reagiu mal à decisão dividida do colegiado, com todos os indicados pelo presidente Lula votando pela manutenção da política de juros mais frouxos. O movimento foi visto como uma indicação de que a próxima diretoria do Banco Central, que terá maioria de indicados do petista ainda em janeiro do ano que vem, pode vir a ser mais leniente com o combate à inflação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)