Rússia inclui Zelensky em lista de procurados
Moscou também emitiu mandado de prisão para o procurador do TPI, que no ano passado expediu uma ordem de prisão contra Putin
As autoridades russas abriram um processo criminal contra o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), e colocaram seu nome em uma lista de pessoas procuradas.
De acordo com notícia divulgada neste sábado, 4, pela agência estatal Tass, Zelensky foi incluído em lista de procurados do Ministério do Interior por infração ao Código Penal. A agência não dá detalhes sobre a natureza das acusações.
A lista já inclui outros nomes como o do chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional de Kiev, Alexander Litvinenk, além da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, o ministro da Cultura da Lituânia e membros do Parlamento da Letônia.
A Rússia também emitiu um mandado de prisão para o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) Karim Khan.
Em março de 2023, o tribunal emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin por crimes de guerra.
O autocrata russo é acusado de ser responsável pela “deportação ilegal” e “transferência ilegal” de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
Além de Putin, a Corte Internacional também ordenou a prisão da Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, pelos mesmos crimes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)