Em almoço, Kataguiri vai defender livre comércio com Japão
Deputado federal vai conversar com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida neste sábado
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) vai almoçar neste sábado (4) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Kishida chegou nesta sexta-feira ao Brasil em visita oficial ao país.
O Antagonista apurou que Kataguiri pretende discutir com ele acordos de livre comércio entre o Japão e o Brasil e pedir cooperação na área de segurança pública. O encontro com Kataguiri e Kishida ocorrerá na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), no bairro da Liberdade.
Ainda segundo a agenda oficial, o primeiro-ministro participará, ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin, do Fórum Empresarial Brasil-Japão, evento com lideranças da iniciativa privada de ambos os países, organizado por entidades setoriais com apoio da ApexBrasil e da Organização de Comércio Exterior do Japão (JETRO).
Segundo informações do Palácio do Planalto, o Brasil é um grande exportador de ferro, frango, café, alumínio e milho, e importa do Japão, sobretudo, produtos manufaturados, com ênfase nas autopeças, compostos químicos, instrumentos de medição e circuitos integrados.
A visita do primeiro-ministro japonês vem para fortalecer a parceria estratégica global que o Brasil tem com o Japão e ampliar o fluxo comercial entre os dois países, atualmente estimado em US$ 11 bilhões.
Ainda conforme o Palácio do Planalto, o Brasil conta com a maior população nipodescendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, e o Japão abriga a 5ª maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil nacionais. Os dois países mantêm Parceria Estratégica e Global que completa uma década em agosto deste ano.
Em 2025, comemoram-se também os 130 anos das relações diplomáticas Brasil – Japão. As relações entre os países foram estabelecidas em 1895, com assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. O acordo permitiu abertura recíproca de representações diplomáticas em 1897 e abriu caminho para o início da imigração japonesa, em 1908.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)