“Mortadelapalooza” entra na mira da PGR
Pela lei das eleições, a 9.504, o candidato ou seus aliados podem fazer pré-campanha eleitoral, mas a norma veda pedido de voto
Deputados de oposição vão acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja investigado o possível uso de dinheiro público no ato de 1º de maio. Evento esse em que o presidente Lula pediu, explicitamente, votos para o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos.
Nesta quinta-feira (2), o deputado Evair de Melo (PP-ES) encaminhou um pedido de investigação para saber quanto Petrobras e Sesi investiram no evento. O Ministério Público Eleitoral em São Paulo também foi acionado para se investigar possível abuso de poder político e econômico do presidente da República.
“É imperioso evitar a todo custo a malversação da administração pública porquanto é essencial para garantir a isonomia do processo eleitoral e também a sinceridade e liberdade do voto, uma vez que o eleitor tem o direito de ser convencido, mas não de ser manipulado”, declarou o parlamentar no pedido de investigação encaminhado à PGR.
“É imperativo avaliar as implicações dessas práticas sobre as figuras públicas envolvidas, considerando os sérios indícios de malversação de recursos públicos ou desrespeito deliberado às normas legais. Ademais, solicita-se que sejam adotadas providências judiciais adequadas para assegurar a responsabilização por quaisquer irregularidades, sem prejuízo da adoção de outras medidas pertinentes ao esclarecimento dos fatos e à promoção da justiça”, acrescentou ele.
Pela lei das eleições, a 9.504, o candidato ou seus aliados podem fazer pré-campanha eleitoral, mas a norma veda de forma clara o pedido explicito de voto em torno do eventual candidato.
Ao elogiar Boulos, Lula disse que o pré-candidato enfrentaria adversários nos três níveis de poder, federal, estadual e municipal. Depois disso, o petista pediu explicitamente votos ao seu aliado.
“Eu queria dizer desse companheiro aqui: esse rapaz [Boulos], esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual, ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. Ninguém vai derrotar esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula, em 1989, em 1994, em 1998, em 2006, em 2010 e em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)