Crusoé: Putin, Hezbollah e Palestina no 1º de Maio com Lula
O evento para marcar o Dia do Trabalhador, que atraiu menos gente que o esperado e foi batizado de "Festival Cultura e Direitos", conta com patrocínio master da estatal Petrobras
O presidente Lula irá discursar neste 1º de Maio no estacionamento do estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo.
O local foi cedido pelo clube, cujas dívidas contraídas para a construção da arena estão na casa das centenas de milhões de reais e são uma dor de cabeça para a sua credora, a Caixa Econômica Federal.
O evento foi batizado de “Festival Cultura e Direitos” e tem patrocínio master da estatal Petrobras.
Menos de 10 mil pessoas
Uma hora antes do horário marcado para iniciar o discurso de Lula, pode-se notar vários espaços vazios no estacionamento. O público minguado é formado por menos de 10 mil pessoas. A grande maioria é de sindicalistas empunhando suas bandeiras, sob um calor que passa dos 30 graus.
Entre as bandeiras estava uma da Rússia com a letra “Z“ (foto), que indicava os tanques enviados por Vladimir Putin para invadir a Ucrânia, em 2022. No centro, estava a frase: “não abandonamos os nossos“. Crusoé solicitou uma entrevista com o homem que segurava a bandeira, sem sucesso.
Uma barraquinha vendia produtos com as imagens de Lula, a bandeira da Palestina e o símbolo do grupo terrorista libanês Hezbollah (a amarela na foto).
Hamas
Apesar de ser um evento dominado pelo PT e pelos sindicatos mais próximos de Lula, o “Festival” (que conta com algumas apresentações musicais em sua programação) tem a presença de outras legendas de esquerda. PSol, PCO, Unidade Popular (UP) e PCdoB estão ao redor.
Presentes, mas em menor número, está uma pequena barrada do Partido da Causa Operária, o PCO, com menções ao Hamas.
Lula deve fazer um pequeno discurso antes de voltar a Brasília — ele tem uma reunião com Aloizio Mercadante, sei presidente do BNDES, às 16h30. Até lá, parte do pequeno público já terá ido embora do festival, que ainda tem shows de rap e escola de samba no restante do dia.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo vigilante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)