O pedido urgente de Leite a Lula
Chuvas incessantes já resultaram em duas fatalidades e promovem desafios consideráveis para o trânsito e a segurança no Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB; foto), publicou uma mensagem no X, antigo Twitter, endereçada a Lula nesta terça-feira, 30 de abril.
Ele pediu ajuda na atenção aos municípios atingidos por enchentes neste final de mês.
“Presidente Lula, por favor envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o Rio Grande do Sul. Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, publicou Leite.
As chuvas incessantes, que já resultaram em duas fatalidades, promovem desafios consideráveis para o trânsito e a segurança.
Até o momento, 127 pessoas estão em abrigos públicos e outras 107 encontram-se desalojadas.
O governador também afirmou que, ao longo desta terça, ele conversou com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e os ministros da Defesa, José Múcio; do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT); e da Secom, Paulo Pimenta (PT).
“Apoio já foi encaminhado. Mas vamos precisar, com urgência, de muito mais”, acrescentou Leite.
Ponte arrastada
Uma ponte de concreto foi completamente arrastada pela força das águas durante uma enxurrada em Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira, 30 de abril. A cena foi captada durante transmissão ao vivo da prefeita do município, Gisele Caumo.
“Situação atual em Santa Tereza! Pedimos o máximo de cuidado nos deslocamentos, pois o solo está instável, apresentando riscos”, diz a publicação da prefeita no Instagram.
Nesta terça, onze rodovias estaduais e quatro federais tiveram bloqueios totais no Rio Grande do Sul. Na BR-290, em Eldorado do Sul, a Polícia Rodoviária Federal interditou um trecho com asfalto cedendo.
Chuvas deixam Sul em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. De acordo com o comunicado, são esperados acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Essa situação representa um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas áreas de risco.
Os alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com alta probabilidade de causar danos e acidentes significativos, representando riscos para a integridade física e até mesmo para a vida humana, conforme explicou o Inmet.
As áreas afetadas incluem o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense.
Alerta de tempestades
Além disso, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestade para as mesmas regiões, que estará vigente até quinta-feira, 2.
Segundo o aviso, são esperadas chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet também alerta para o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações e queda de árvores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)