Quem pode alcançar Eduardo Paes no Rio?
Segundo o Instituto Paraná, o prefeito do Rio de Janeiro lidera com 46,1% das intenções de voto na capital fluminense
Pré-candidato à reeleição, o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com folga a corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná divulgada nesta terça-feira, 30.
Segundo o levantamento, Paes tem 46,1% das intenções de voto na capital fluminense, seguido pelos deputados Alexandre Ramagem (PL), com 13,6%, e Tarcísio Motta (Psol), 7,4%.
Cyro Garcia (PSTU) tem 4,5%; Otoni de Paula (MDB), 3%; Dani Balbi (PCdoB), 2,8%; Rodrigo Amorim (União Brasil), 2,1%; Marcelo Queiroz (PP), 1,9%; e Pedro Duarte (Novo), 1,6%. Brancos e nulos são 10%; não sabem ou não responderam, 7%.
Com menos candidatos, o prefeito do Rio e o ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) crescem em número de intenções de voto, mas não muito. Neste cenário, Eduardo Paes (PSD) tem 46,8% dos votos, seguido por Alexandre Ramagem (PL), com 15,6%; Tarcísio Motta (Psol), 8,1%; Cyro Garcia (PSTU), 5,1%; Dani Balbi (PCdoB), 3,4%; e Marcelo Queiroz (PP), 2,8%. Brancos e nulos somam 10,3%; indecisos, 8%.
O Instituto Panará ouviu 800 eleitores na capital fluminense entre 24 e 29 de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição eleitoral
Apesar de liderar a corrida eleitoral na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes também é o pré-candidato com maior rejeição.
No levantamento, Paes aparece com 25,4% de rejeição, seguido por Cyro Garcia (PSTU), com 23,4%; Alexandre Ramagem (PL), 18,3%; Tarcísio Motta (Psol), 14,1%; Marcelo Queiroz (PP), 11,5%; Rodrigo Amorim (União Brasil), 11,4%; Dani Balbi (PCdoB), 8,9%; Pedro Duarte (Novo), 8,8%; e Otoni de Paula (MDB), 8,4%.
Bolsonaro vale mais do que Lula
A pesquisa também mostrou que Jair Bolsonaro (PL) continua sendo melhor cabo eleitoral do que Lula (PT) e o governador Cláudio Castro (PL) na cidade do Rio de Janeiro.
Questionados sobre o impacto da indicação do ex-presidente na decisão de votar em um candidato a prefeito da capital fluminense, 30% dos entrevistados afirmaram que votariam “com certeza” em um candidato indicado por Bolsonaro e 22,3% disseram que “poderiam votar”, ante 43,5% que “jamais votariam”. Apenas 4,3% não souberam responder ou não opinaram.
Por outo lado, 26,1% dos eleitores afirmaram que “com certeza” votariam em um candidato indicado pelo presidente Lula; 25,4%, “poderiam votar”; e 45,9%, “jamais votariam” em alguém apoiado pelo petista. Não sabem ou não opinaram são 2,6%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)