Crusoé: Irã já organizou manifestações “pró-Palestina” no Brasil
Na semana passada, aiatolá Ali Khamenei divulgou nas redes sociais diversas mensagens enaltecendo os protestos antissemitas em universidades
O regime iraniano tem buscado tirar proveito dos protestos antissemitas e “pró-Palestina” nas universidades americanas. Isso ocorre porque a teocracia xiita sempre se aproximou de grupos contra Israel, tanto que também financiou, no Brasil, manifestações que se diziam a favor dos palestinos.
Na semana passada, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, divulgou nas redes sociais diversas mensagens enaltecendo os protestos antissemitas em universidades americanas e europeias.
“Eles dizem: ‘Por que você está apoiando a Palestina?’ Hoje, o mundo inteiro apoia a Palestina. As pessoas apoiam a Palestina nas ruas da Europa, em Washington e em Nova York“, escreveu Ali Khamenei na quarta, 24.
“Os governos ocidentais dizem que a Frente de Resistência é terrorismo. Isto acontece em um momento em que as pessoas hasteavam a bandeira do Hezbollah numa rua dos EUA. As pessoas do mundo apoiam a Frente de Resistência porque resistem e porque são contra a opressão“, escreveu o líder supremo do Irã.
Os protestos pró-Palestina no Brasil
Quem falou sobre o apoio do Irã a manifestações pró-Palestina no Brasil foi o xeque Rodrigo Jalloul, em seu livro Intrigas no Reino de Allah, lançado em janeiro de 2023.
Na obra, relata-se que Rodrigo recebeu de um representante do Irã, de nome Hassan, uma proposta para realizar uma manifestação pró-Palestina, o Dia Internacional de Jerusalém, na avenida Paulista, em São Paulo, em 2017 (a foto desta reportagem é do ato de 2018).
“Você sabe que um líder religioso xiita, além de atuar no segmento religioso, precisa se posicionar politicamente sobre questões locais e internacionais. Você sabe muito bem como o Irã se posiciona diante da Questão Palestina e tenho certeza que você também não apoia as atrocidades que a entidade sionista pratica contra os palestinos. Então, minha proposta é simples: se você aceitar, nós enviamos verbas para o Brasil e você lidera a passeata no Dia Internacional de Jerusalém“, diz Hassan para Jalloul.
Jalloul…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)