Um ministro do STF presta contas
Kassio Nunes Marques informa quem vai custear sua viagem a Madri para evento promovido pelo Conselho Federal da OAB; e diz que não receberá por palestra
A corriqueira participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em eventos no exterior chamou a atenção na semana passada pela falta de transparência. Após a repercussão ruim de um evento que ficou marcado pelo “nem a pau” bem humorado de Alexandre de Moraes a um jornalista, seu colega Kassio Nunes Marques (foto) achou por bem prestar contas.
Realizado na quinta-feira, 25, o 1º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias reuniu dez autoridades do Judiciário brasileiro, entre eles os ministros Gilmar Mendes, Moraes e Dias Toffoli, em Londres, no Reino Unido, sem a presença da imprensa. A Folha de S.Paulo questionou quem custeou os gastos com passagens aéreas e hospedagem dos ministros, mas não obteve resposta.
Nesta segunda-feira, 29, Nunes Marques enviou nota a O Antagonista por meio da assessoria de imprensa do STF para prestar contas sobre o evento do qual vai participar em Madri entre os dias 6 e 8 de maio.
Conselho Federal da OAB
Nunes Marques, Gilmar, Toffoli e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, estarão em evento organizado pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela Escuela de Practica Juridica da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madri.
Segundo o STF, Nunes Marques “vai a Madrid a convite do CFOAB, que é quem está custeando passagens e hospedagem, e a palestra não é remunerada”. O ministro fez questão também de destacar que não esteve no evento frequentado pelos colegas em Londres.
IDP em Madri
Na sexta-feira, 3, Gilmar, Toffoli e Gonet também estarão no Fórum Transformações — Revolução Digital e Democracia, promovido pelo Fórum de Integração Brasil e Europa em parceria com o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), de propriedade de Gilmar, que também será realizado em Madri.
Afora Nunes Marques, nenhum dos ministros com participação nos eventos mencionados neste texto prestou contas sobre as viagens, nem Gonet.
Leia mais: Ministros do STF também escondem agendas no Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)