Crusoé: Polônia prende suspeito de planejar assassinato de Zelensky
Identificado apenas como Pawel K. é suspeito de recolher informações sobre o Aeroporto Rzeszów-Jasionka, próximo à fronteira com a Ucrânia
A Polônia prendeu um cidadão polonês suspeito de envolvimento com serviços de inteligência da Rússia para planejar o assassinato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A informação foi divulgada pelas autoridades polonesas nesta quinta-feira, 18 de abril.
Identificado apenas como Pawel K., o detido é suspeito de recolher informações sobre o Aeroporto Rzeszów-Jasionka, próximo à fronteira polonesa com a Ucrânia. Ele as reportaria ao serviço de inteligência militar da Rússia.
O objetivo seria fornecer dados que pudessem auxiliar no planejamento de uma tentativa de assassinato do líder ucraniano.
As autoridades polonesas também informaram que ele “expressou vontade de agir em nome da inteligência militar russa e estabeleceu contatos com cidadãos da Federação Russa diretamente envolvidos na guerra na Ucrânia”.
O aeroporto Rzeszów-Jasionka, situado no sudeste da Polônia, desempenha um papel vital nas operações logísticas e de segurança para a Ucrânia.
O local é estrategicamente crucial, sendo frequentemente utilizado por Zelensky em suas viagens internacionais e também por líderes estrangeiros que visitam o país ou enviam ajuda.
Recado de Zelensky a Lula
Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, 18, Zelensky, não poderia ter sido mais claro diante da possibilidade de uma visita de Lula (PT) à Rússia em outubro, quando está previsto um novo encontro dos líderes do Brics.
“Seria um grande erro”, afirmou o chefe de Estado ucraniano.
“Temos que isolar politicamente Vladimir Putin. Ele precisa sentir que cometeu um erro histórico ao invadir a Ucrânia. Quando você vai até ele, você o reconhece”, acrescentou.
Na entrevista, Zelensky disse que algo mudou “de forma positiva no beco sem saída” que era seu relacionamento com Lula depois do encontro bilateral realizado em setembro de 2023, em Nova York.
No entanto,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)