Alerta de tsunami na Indonésia
Autoridades indonésias ordenam evacuação devido a erupções vulcânicas na Ilha Ruang que pode causar tsunami
Autoridades indonésias emitiram ordens de evacuação para centenas de moradores após uma série de erupções de um vulcão em uma ilha remota, levantando preocupações de que ele possa entrar em colapso no mar e desencadear um tsunami.
O Monte Ruang, um vulcão com 725 metros de altura localizado na Ilha Ruang, em Sulawesi do Norte, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde a noite de terça-feira, lançando lava e nuvens de cinzas a alturas de milhares de metros, informou a agência de vulcanologia do país, disse reportagem da CNN.
Hendra Gunawan, chefe da agência, afirmou que o alerta para o vulcão foi elevado ao nível mais alto, alertando as pessoas para se afastarem até 6 quilômetros do pico, devido ao risco de desabamento parcial do Monte Ruang na água e a possibilidade de um tsunami, como ocorreu em 1871.
Erupções causadas por terremotos
A intensidade das erupções do Monte Ruang está aumentando e está emitindo nuvens quentes com aproximadamente 1,7 quilômetros, disse Gunawan à agência de notícias nacional Antara. Ele também ressaltou que as erupções foram desencadeadas por recentes terremotos na região.
Caracterizado como um estratovulcão, o Monte Ruang possui uma forma cônica e encostas relativamente íngremes devido à formação de lava viscosa e pegajosa que não flui facilmente. Vulcanologistas explicam que estratovulcões geralmente produzem erupções explosivas devido ao acúmulo de gás no magma.
Imagens das erupções de quarta-feira, 17, mostram plumas de cinzas subindo aos céus e fluxos de lava brilhante, acompanhados por relâmpagos. As imagens também retratam os moradores sendo evacuados.
Famílias realocadas
A Ilha Ruang abriga cerca de 800 residentes, que foram temporariamente realocados para a vizinha Ilha Tagulandang, conforme orientação das autoridades. Estas também alertaram as pessoas em Tagulandang para ficarem atentas a possíveis quedas de rochas incandescentes e formação de nuvens quentes. Não foram relatadas vítimas até o momento.
A Indonésia, arquipélago do Sudeste Asiático com 270 milhões de habitantes, possui mais de 120 vulcões ativos, um número maior do que qualquer outro lugar do mundo. O país está localizado ao longo do Anel de Fogo, um arco de 40.000 quilômetros de falhas sísmicas ao redor do Oceano Pacífico.
Em 2018, a erupção do Anak Krakatau, também na Indonésia, resultou no colapso parcial do vulcão no mar, desencadeando um tsunami que atingiu as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, causando a morte de mais de 400 pessoas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)