TCU aprova concessão da BR-381
Descubra como a concessão da BR-381 promete transformá-la de "rodovia da morte" para um caminho seguro e eficiente, com investimentos de R$ 5,7 bilhões.
Em uma decisão aguardada por mais de duas décadas, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu luz verde ao projeto de concessão da BR-381, uma rodovia notória por sua periculosidade e alto índice de acidentes, merecedora do apelido de “rodovia da morte”. Localizada em Minas Gerais, essa importante via conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, percorrendo 303 km de extensão.
A iniciativa de passar a gestão dessa rodovia para as mãos da iniciativa privada vem com a esperança de que melhorias significativas na infraestrutura e na segurança possam finalmente ser implementadas. Com a aprovação do TCU, agora os olhares se voltam para a etapa seguinte: o leilão de concessão.
Investimentos e Melhorias Esperados
O projeto prevê um aporte considerável de recursos na rodovia, estimados em torno de R$ 5,7 bilhões. Esse montante seria destinado a uma série de melhorias cruciais, entre as quais se destacam a duplicação de 107 km de pista e a adição de 82 km de faixas adicionais. Tais obras têm o potencial de alterar dramaticamente a realidade da BR-381, tornando-a mais segura e eficiente para o trânsito de veículos.
Quais são os Benefícios para os Usuários?
Uma das grandes novidades deste projeto de concessão são as facilidades e os benefícios direcionados aos usuários da via. Planeja-se a implantação de cinco praças de pedágio com sistemas de tarifação justos e modernos, incluindo descontos para quem optar por meios de pagamento eletrônicos e tarifas decrescentes para motoristas que frequentam a rodovia assiduamente. O modelo propõe tarifas-teto de R$ 18,34 por cada 100 km em trechos de pista simples, e R$ 25,68 por cada 100 km em trechos duplicados, com a possibilidade de redução desses valores através da concorrência no leilão.
Data do Leilão e Expectativas
Após anos de discussão e planejamento, o leilão para concessão da BR-381 está previsto para acontecer em meados de setembro deste ano. Essa etapa é crucial para a definir o futuro da rodovia, com a seleção do concessionário que será responsável pelas melhorias e pela administração do trecho por um período de 30 anos, prorrogáveis por até cinco anos. A realização desse leilão representa um passo significativo na modernização e na segurança viária em Minas Gerais.
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será a responsável por conduzir o processo concessório, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas conforme o plano aprovado. A expectativa é de que, com a conclusão deste projeto, a BR-381 possa finalmente deixar para trás seu título de “rodovia da morte”, dando lugar a uma nova era de segurança e eficiência.
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