Nunes barra novos radares em SP
De acordo com o decreto de Nunes, fica vedado o aumento do número de radares de trânsito em todo o município
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), assinou um decreto que paralisa a ampliação de radares de trânsito, conforme publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 11.
De acordo com o decreto, fica vedado o aumento do número de radares de trânsito em todo o município. A partir de agora, qualquer alteração nesse sentido deverá passar por uma análise prévia dos critérios técnicos, viabilidade operacional e necessidade comprovada de segurança viária.
A medida surge logo após a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciar que iniciaria a implantação e substituição dos equipamentos de fiscalização eletrônica em toda a cidade. Em comunicado oficial divulgado na última segunda-feira, 8, a CET informou que seriam implantados 1.538 pontos de fiscalização eletrônica ao longo dos 20 mil km de vias da capital paulista, através de nove contratos.
Notícia apagada de site
No entanto, a notícia sobre essas novas medidas para garantir a segurança no trânsito foi apagada do site da CET, disse reportagem da Folha de S. Paulo.
Durante um evento realizado nesta manhã, o prefeito Nunes afirmou que o número atual de radares será mantido e que qualquer aumento só ocorrerá após estudos técnicos.
“A instalação de radares só acontecerá se houver uma justificativa técnica importante para a questão da segurança no trânsito. O decreto prevê que vamos manter os radares existentes e intensificar as ações de conscientização, visando à redução de acidentes e mortes, como é o caso da Faixa Azul“, declarou Nunes, que classificou o anúncio de aumento de radares como um erro.
Segundo o prefeito, a orientação é utilizar os radares para inibir infrações como excesso de velocidade, e não como um meio de arrecadação. Ele planeja concorrer à reeleição ainda este ano.
Mobilidade e segurança
Além disso, o decreto assinado por Nunes também prioriza projetos e inovações relacionados à mobilidade e ao trânsito na política de segurança do município, como o Programa Faixa Azul, o Programa Áreas Calmas e o Programa Cicloviário. A faixa azul exclusiva para motos é uma das principais iniciativas da gestão Nunes, com foco na redução de mortes de motociclistas.
A CET havia informado que dos 1.538 pontos com fiscalização eletrônica, 764 teriam displays que exibiriam a velocidade dos veículos no momento da aproximação, além de registrá-la, funcionando como lombadas eletrônicas.
No site da companhia, eram destacados os resultados positivos obtidos pelos radares na redução de acidentes. Os dados mostravam que em 1996, antes da implantação da fiscalização eletrônica, foram registradas 2.245 mortes no trânsito da capital. Já em 1998, um ano após a implantação, esse número caiu para 1.558 óbitos.
Acidente com Porsche
Segundo a Folha, no momento do acidente em que um motorista de um Porsche colidiu na traseira de um Renault Logan, resultando na morte do motorista por aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos, um radar que normalmente ficava a menos de 500 metros do local havia sido removido. A CET informou que os radares da Avenida Salim Farah Maluf estavam passando por atualização tecnológica, mesma atualização prevista nos contratos anunciados na última segunda-feira, 8.
A previsão é que os equipamentos naquela via sejam restabelecidos até o final deste mês, assim como ocorrerá com os equipamentos na região da Heitor Penteado, segundo informou a CET.
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