Mulher de deputado é presa em operação da PF contra milícia na Bahia
Mayana Cerqueira da Silva e deputado estadual Binho Galinha (Patriota) são suspeitos de comandar milícia na Bahia
A Polícia Federal prendeu preventivamente nesta terça-feira, 9, Mayana Cerqueira da Silva, esposa do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (Patriota), na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Mayana, o deputado e o filho dele, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, são alvos operação contra milícia no estado baiano.
Tanto o deputado estadual, quanto Mayana já cumpriam prisão domiciliar. Binho Galinha, no entanto, não foi levado para o sistema prisionais, pois conta com foro privilegiado.
De acordo com informações divulgadas pela PF, a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada na Bahia.
Além dos mandados de busca e de prisão, foram bloqueados aproximadamente R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados, além da suspensão de funções públicas de cinco policiais militares, e a suspensão de atividades econômicas de uma empresa.
A operação, batizada de Hybris, é um desdobramento da El Patrón, deflagrada em dezembro do ano passado. À época, as investigações apontavam Binho Galinha como líder do grupo criminoso, alvo de busca e apreensão.
Ainda na primeira fase da operação, os investigadores apontaram que o grupo seria responsável por “efetuar cobranças, mediante violência e grave ameaça, de valores indevidos oriundos de jogos ilícitos e empréstimos a juros excessivos”.
“Segundo foi apurado, o chefe da organização atualmente é detentor de foro por prerrogativa de função e, com isso, faz-se necessário esclarecer que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal vem entendendo que parlamentares serão processados e julgados pela justiça de primeiro grau em caso cometimento de crimes antes da diplomação do cargo e desconexo a ele”, informou a PF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)