Gleisi rebate Ciro por “assessora para assuntos de cama”
Em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, o ex-ministro e ex governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), referiu-se de modo grosseiro a Janaína Farias (PT-CE), segunda suplente de Camilo Santana, que assumiu a vaga, no Senado, do atual ministro da educação
Em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, o ex-ministro e ex governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), referiu-se de modo grosseiro a Janaína Farias (PT-CE), segunda suplente de Camilo Santana, que assumiu a vaga do atual ministro da educação no Senado:
“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana”.
Na mesma entrevista, Ciro também comparou a nomeação de Janaína por Camilo com a nomeação, por Calígula, do seu cavalo: “Esse cara [Calígula] estava tão poderoso que para humilhar o Senado nomeou o próprio cavalo. Mal comparando […] eu pergunto, com todo respeito: qual é a obra, a realização, o preparo, que Janaína tem para ser senadora da República?”.
E o próprio Ciro Gomes respondeu: “Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”.
Nota de repúdio do Diretório Estadual do PT
O PT Ceará divulgou nota, na sexta-feira, 5, repudiando a declaração:
“Isso demonstra claramente a dificuldade do sr. Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso tem se tornado marca do sr. Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado”, diz o texto.
“O ex-candidato à Presidência, que ficou em quarto lugar, atrás inclusive de uma mulher, Simone Tebet, não aceita a igualdade na política. E muito menos, a igualdade entre os gêneros”, comenta, ainda, a nota assinada pelo presidente do diretório estadual do PT.
“Personagem cada vez menor da vida brasileira”
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), manifestou-se com um pouco de atraso a respeito da grosseria da vez de Ciro Gomes. A entrevista de Ciro foi divulgada na quinta-feira, 4 de abril e a resposta de Gleisi foi postada nessa segunda, 8 de abril, em seu perfil do X:
“Eu não queria, sinceramente, falar mais sobre Ciro Gomes, personagem cada vez menor da vida brasileira. Mas não posso me calar diante das ofensas a uma companheira, a senadora Janaína Farias (PT-CE). Ataque covarde, que merece nossa repulsa. Solidariedade à Janaína e a todas as mulheres que enfrentam o machismo e a misoginia na política e na vida.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)