Mercado de olho em Prates e Payroll nos EUA para fechar semana
A indefinição sobre o futuro do atual presidente da Petrobras no cargo deve continuar a acrescentar volatilidade às ações da Petrobras
A novela sobre a presença de Jean Paul Prates à frente da Petrobras deve continuar a mexer com o Ibovespa nesta sexta-feira, 5. A interminável fritura pública e a indefinição sobre o futuro do CEO da estatal tem provocado forte volatilidade na bolsa como um todo, dado que a petroleira reponde por cerca de 13% do peso do Ibovespa, principal índice acionário brasileiro.
A sugestão durante a sessão de quinta-feira, 4, de que o atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, fez o valor das ações da Petrobras afundar. A recuperação veio após notícias de que o governo estudava a viabilidade de distribuir 100% dos dividendos extraordinário retidos recentemente.
Nenhuma das notícias se confirmaram até o momento, o que deve estender a incerteza sobre a petroleira, que não se beneficiou dos ganhos no preço do petróleo durante o dia. O barril do tipo Brent voltou a ficar acima de 90 dólares, patamar mais alto desde outubro, mas o movimento ficou sem efeito em função da polêmica interna com a Petrobras.
Na agenda econômica, os investidores devem acompanhar com atenção a divulgação do relatório de emprego Payroll de março. A expectativa do mercado é desaceleração na abertura de vagas par 214 mil, contra 275 mil postos abertos em fevereiro. O número deve afetar as apostas sobre o início do ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos e repercutir nas previsões sobre o ritmo de relaxamento na política monetária por aqui.
Ainda no Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de palestra do Lide, onde deve falar sobre desenvolvimento tecnológico no mercado financeiro, mas também pode dar mais pistas sobre o futuro da Selic nas próximas decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) da autoridade monetária e o processo de sucessão na presidência da autarquia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)