Taiwan chama China de “sem vergonha”
O governo tailandês acusa Pequim de tentar usar o terremoto para fins políticos, o que considera uma atitude "sem vergonha"
Taiwan criticou a China, nesta quinta-feira, 4, após o vice-embaixador chinês na Organização das Nações Unidas (ONU) agradecer ao mundo pela preocupação com o recente terremoto que atingiu a ilha. O governo tailandês acusa Pequim de tentar usar o desastre natural para fins políticos, o que considera uma atitude “sem vergonha“.
Segundo reportagem da Reuters, a China reivindica Taiwan como parte de seu território e insiste no direito de representá-la no cenário internacional, mesmo sem governar a ilha nem ter influência nas escolhas de seus líderes.
As palavras do representante permanente adjunto da China na ONU, Geng Shuang, causaram revolta ao mencionar o terremoto como se Taiwan fosse parte do país.
Críticas de Taiwan
Apesar das condolências e da oferta de ajuda da China, expressadas por Geng Shuang em uma reunião sobre os direitos das crianças, o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan não poupou críticas. Segundo a pasta, a China está usando o terremoto para realizar operações cognitivas internacionalmente, em uma clara demonstração de falta de boa vontade em relação à ilha.
O governo taiwanês tem demonstrado gratidão aos governos e líderes de todo o mundo pelas mensagens de preocupação e pelas ofertas de apoio recebidas após o terremoto. Destaque especial é dado aos Estados Unidos, principal aliado internacional de Taiwan, que ofereceu suporte mesmo sem laços diplomáticos formais entre os dois países.
Com “Taipé Chinês”, Itamaraty tenta agradar ao Partido Comunista em Pequim
Crusoé mostrou hoje que o Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou uma nota nesta quinta, 4, falando de “terremoto no Taipé Chinês“.
Taipé é a capital de Taiwan, que não pertence à China.
Falar em “Taipé Chinês” é algo que obviamente vai provocar os taiwaneses, ao mesmo tempo em que agradará imensamente ao Partido Comunista da China, que insiste na ideia de que Taiwan é uma província separatista e que um dia voltará a ser parte da pátria mãe.
Brasil, Estados Unidos e a maioria dos países reconhecem oficialmente a ilha de Taiwan como um território da China continental. Menos de 15 países, dentre eles notavelmente o Paraguai, reconhecem Taiwan como um estado soberano.
Mas não reconhecer oficialmente Taiwan como um Estado soberano não implica dizer que Taipé faz parte da China.
Terremoto
O terremoto de magnitude 7,4 atingiu o leste de Taiwan, nesta quarta-feira, 3, causando a morte de, pelo menos, 10 pessoas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)