Silveira contra os lucros “exorbitantes” da Petrobras
Ministro de Minas e Energia afirmou que houve uma distorção no episódio da retenção dos dividendos extraordinários da estatal para os acionistas e defendeu o governo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, saiu em defesa do governo nesta segunda-feira, 1º, e afirmou que a Petrobras não poder servir “apenas para gerar lucros exorbitantes” para os acionistas. O chefe da pasta alegou ainda que houve uma “distorção” por conta do episódio da retenção dos dividendos extraordinários da estatal.
“Não podemos admitir que a Petrobras tenha o único e exclusivo objetivo de ter lucros exorbitantes para poder distribuir a seus acionistas”, afirmou em entrevista à Globo News.
De acordo com ele, houve uma distorção quando consideram o presidente Lula (PT) teria feito uma intervenção para que a empresa não distribuísse os dividendos extraordinários entre os acionistas.
“Nós nada mais fizemos do que exercer nosso direito de discutir com nossos conselheiros indicados pelo governo, dentro da lei, respeitada a governança da Petrobras e a sua natureza jurídica, a destinação correta dos dividendos extraordinários”, completou o ministro.
No começo de março, a Petrobras anunciou, junto com a divulgação do resultado anual da empresa, a retenção do equivalente a R$ 43,9 bilhões em dividendos extraordinários, que o mercado esperava que fossem distribuídos entre os acionistas.
A decisão provocou um enorme ruído, por conta dos sinais de ingerência do governo na administração, e fez com que a empresa perdesse R$ 56 bilhões em valor de mercado em um único dia.
Apesar disso, Silveira defendeu que os dividendos ordinários, que obrigatoriamente devem ser distribuídos aos acionistas, foram “cumpridos rigorosamente”, enquanto que os extraordinários foram encaminhados para uma conta de contingência que serve exclusivamente para pagar dividendos.
“Existe clara demonstração de resistência do mercado em consequência da boca torta que eles adquiriram nos últimos anos, em especial nos quatro anos de governo Bolsonaro, que eles faziam o que queriam com o Brasil”, disse.
Leia também: Lucro das estatais derrete com Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)