Defesa de Bolsonaro quer se explicar pessoalmente a Moraes
Segundo Fabio Wajngarten, em razão do recesso no STF, as explicações serão apresentadas eletronicamente
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que irá apresentar os esclarecimentos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a estadia do ex-presidente na embaixada da Hungria em fevereiro. Na segunda-feira, 25, o ministro deu dois dias para que os advogados explicassem os motivos da visita.
Segundo Fabio Wajngarten, em razão do recesso no STF, as explicações serão apresentadas eletronicamente. Apesar disso, o advogado do ex-presidente reiterou o desejo da defesa em uma reunião presencial com Moraes.
“Em cumprimento ao despacho do Ministro Alexandre de Moraes, tendo em vista o recesso da Suprema Corte na data de hoje, a defesa do Presidente Jair Bolsonaro protocolará por meio eletrônico a petição sobre os esclarecimentos relativos à ida do Presidente à Embaixada da Hungria”, disse.
“A defesa reitera o desejo de despachar pessoalmente com o Ministro afim de elucidar por completo toda e qualquer especulação fantasiosa sobre o tema”, completou Wajngarten.
Entenda
Moraes cobrou explicações do ex-presidente depois que o jornal americano The New York Times revelou imagens que mostram que Jair Bolsonaro passou 48 horas na embaixada da Hungria quatro dias após a Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro. A operação investigava uma trama para golpe de Estado.
O jornal sugere que Bolsonaro estava tentando uma aproximação com Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria, com planos de escapar do sistema judicial brasileiro.
“O ex-presidente pareceu ficar na embaixada durante os dois dias seguintes, mostrou a filmagem, acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro e por membros da equipe. Bolsonaro, alvo de diversas investigações criminais, não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolhe, porque estão legalmente fora do alcance das autoridades nacionais”, diz o jornal.
Após a divulgação das imagens, a defesa de Jair Bolsonaro confirmou que o ex-presidente esteve na embaixada, mas para tratar de assuntos de interesse nacional,
“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, afirmou a defesa do ex-presidente por meio de nota oficial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)