Latitude#71: Milei, Cuba e os direitos humanos
Gabriel Salvia, diretor do centro Cadal, em Buenos Aires, explica como Milei tem lidado com as três ditaduras de esquerda da América Latina e fala do silêncio do Brasil em questões de direitos humanos
O diretor e fundador do Centro de Abertura e Desenvolvimento da América Latina (Cadal), Gabriel Salvia, acredita que a posse de Javier Milei, em dezembro do ano passado, mudou a relação entre a Argentina e as ditaduras da América Latina, notadamente Cuba, Venezuela e Nicarágua.
“Javier Milei adotou uma política exterior que, em termos de democracia e direitos humanos, está de acordo com o que foi feito na época do ex-presidente Mauricio Macri. Ele é muito claro no que diz respeito à Nicarágua e Venezuela. Desde que está no governo, não fez um pronunciamento em relação a Cuba, mas teve um apoio claro à Ucrânia, em relação à invasão russa“, afirmou Salvia em entrevista ao podcast Latitude.
Contudo, o ativista, que fez carreira no jornalismo, afirma que Milei retrocedeu nas críticas à China, também uma ditadura que reprime a população. Também afirma que Milei convidou para sua posse Jair Bolsonaro, quem foi muito questionado por sua defesa da ditadura militar.
Milei não designou embaixadores em Cuba, Nicarágua ou Venezuela. As três sedes passaram a ser comandadas apenas por um encarregado de negócios. “Eu concordo com isso, porque me parece que um país com um presidente democraticamente eleito não deve se relacionar da mesma forma com um país democrático e com outro cujas autoridades não têm essa legitimidade“, diz Salvia.
Salvia também comentou a forma como o presidente chileno Gabriel Boric tem se relacionado com esses três países. Embora tenha criticado Nicarágua e Venezuela, Boric não tem atacado Cuba. A ilha comunista é poupada principalmente porque o Partido Comunista integra a atual coalizão de governo em Santiago.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e a diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
Assista ao podcast Latitude completo aqui:
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder