“Guerra aos senhores”: MTST ocupa vice-prefeitura de Fortaleza
"Essa coisa de uma cidade governada por ‘playboys’ e para ‘playboys’ é muito ruim para a gente”, disse um dos miltantes do MTST que invadiu o gabinete do vice-prefeito
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o prédio da vice-prefeitura de Fortaleza, localizado no bairro Praia de Iracema, durante uma manifestação realizada na manhã desta quinta-feira, 21.
Eles solicitaram, dentre várias outras reivindicações, a descentralização de políticas públicas na Capital. O gabinete do vice-prefeito, Élcio Batista, foi ocupado como uma forma de pressionar a gestão municipal.
Guerra aos senhores
Em seu perfil no instagram, o MTST-CE divulgou fotos da ocupação e escreveu algumas de suas revindicações, afirmando que só sairão quando forem ouvidos e suas reivindicações forem atendidas:
“O movimento dos Trabalhadores Sem Teto, a juventude Fogo no Pavio e o Mab ocuparam nesta quinta-feira, 21-03, a vice-prefeitura de Fortaleza […] Queremos um programa de combate à desigualdade social!
Hoje Fortaleza é uma das cidades mais violentas e desiguais do país, precisamos de uma resposta concreta e imediata da prefeitura que venha sanar essa problemática.
Ocupamos a vice-prefeitura e só vamos sair quando formos ouvidos e nossas pautas forem atendidas.
Queremos políticas efetivas e concretas pra cidade! Queremos pacificação de verdade em nossos bairros! Queremos uma linha de ônibus que leve os estudantes da grande messejana às universidades!
Paz entre nós guerra aos senhores!”
Cidade governada por playboy
Sérgio Farias, integrante do MTST, declarou que a invasão teve como objetivo cobrar a presença de iniciativas nas áreas periféricas da Cidade.
“A gente quer se sentar com o vice-prefeito de Fortaleza e dizer para ele: ‘Cara, nós queremos levar o debate que você está fazendo [sobre cidade inteligente e outras pautas] para o Jangurussu, Bom jardim etc.’ Essa coisa de uma cidade governada por ‘playboys’ e para ‘playboys’ é muito ruim para a gente”, disse ele.
O coordenador estadual do MTST, Dóris Soares também deu declaração ao jornal cearense O POVO: “A gente quer que eles [os projetos] sejam descentralizados, que seja para [toda] Fortaleza e não para a região rica da Cidade, não para o turista. A gente não é contra a política pública, a gente só quer que a política pública seja descentralizada e chegue para todos os territórios.”
Élcio Batista não viu problema na ocupação
Após a ocupação, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), se reuniu com integrantes do movimento e de outras organizações sociais que também participaram da ação. A reunião aconteceu no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. “Eu os escutei e vamos dar o encaminhamento [das reivindicações] que forem competência da Prefeitura.”
Ele acredita que não houve problema nenhum na ocupação. “A vice-prefeitura é um espaço de diálogo, de acolhimento da população, ela está sempre aberta para que todas as pessoas possam vir e trazer suas agendas da Cidade.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)