Rui Costa vai coordenar as obras da COP 30
Secretaria Extraordinária da COP-30 ficou sob a Casa Civil, de Rui Costa e responde por gestão de contratos, convênios e acordos
O governo publicou, nesta quarta-feira, 20, o decreto que cria a Secretaria Extraordinária responsável por organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais relacionadas à COP 30. A secretaria foi vinculada Casa Civil, chefiada por Rui Costa. Entre as competências estão a coordenação das obras do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aérea e a capacidade de carga turística.
A COP 30 acontecerá em novembro de 2025 no Pará.
Através desta Secretaria, a articulação necessária entre o município-sede, Belém, o estado do Pará e o governo federal será feita, além da interlocução com a Organização das Nações Unidas (ONU), a organização intergovernamental que promove a conferência do clima.
São previstos 30 servidores no organograma da nova estrutura, entre comissionados e servidores efetivos. Todos estes cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.
“Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder e o prefeito Edmilson. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental”, disse o ministro da Casa Civil Ainda de acordo com ele, o Brasil quer mostrar ao mundo que a preservação da Amazônia significa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)