Os kids pretos de Braga Netto
Com a ajuda de Braga Netto, Mauro Cid ofereceu 100 mil reais ao major Rafael Martins de Oliveira para bancar a ida dos kids pretos a Brasília
Com o auxílio do ex-ministro Walter Braga Netto, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), ofereceu 100 mil reais ao major Rafael Martins de Oliveira para bancar a ida de um grupo de pessoas a Brasília com o intuito de participar de manifestações bolsonaristas, diz O Globo.
Segundo mensagens encontrada no celular de Cid, ele se referia aos “kids pretos”, como são chamados os integrantes da tropa de elite do Exército. Esses militares são treinados para realizar missões confidenciais de alto risco e atuar em operações de guerrilha urbana.
Em depoimento à Polícia Federal, Cid confirmou ter buscado o general Braga Netto para obter o dinheiro necessário. O general, por sua vez, indicou que procurassem o PL, de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, para solicitar os recursos necessários.
O papel de Braga Netto nos atos de 8 de janeiro
De acordo com o jornal, a PF considera Braga Netto o personagem mais importante para elucidar se e como o grupo ligado a Jair Bolsonaro organizou e incentivou os atos de 8 de janeiro.
Os investigadores querem descobrir quem financiou a viagem dos kids pretos para Brasília, uma vez que a PF acredita que esses oficiais das forças especiais do Exército orientaram a ação dos invasores das sedes dos Três Poderes.
Kids pretos na Praça dos Três Poderes
Imagens das câmeras de segurança da Esplanada dos Ministérios e depoimentos dos vândalos presentes no tumulto indicam que havia kids pretos em pontos estratégicos da Praça dos Três Poderes.
Conforme mensagens encontradas pela PF, os auxiliares de Bolsonaro contavam com esses militares para organizar atos, disseminar notícias falsas e planejar um golpe.
Vários desses diálogos foram encontrados no computador de Braga Netto, que foi apreendido na sede do PL.
É nesse dispositivo que os investigadores esperam encontrar provas de que o general, que já foi ministro da Defesa e da Casa Civil, também coordenava a captação de recursos para o golpe.
Braga Netto e os kids pretos
Entre novembro e dezembro de 2023, Braga Netto, Rafael Martins de Oliveira e o coronel Bernardo Romão Correa Neto fizeram reuniões com kid pretos em edifícios residenciais na Asa Sul de Brasília, onde moram os militares.
Mauro Cid fez referência aos encontros em mensagens enviadas por celular.
A PF acredita que o major Rafael Martins de Oliveira era o “interlocutor” de Cid na coordenação de diversas estratégias para a execução de um possível golpe de Estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)