Guarda Costeira da China invade territórios restritos de Taiwan
Guarda Costeira Chinesa invade águas de Taiwan, aumentando tensões. Incidente ameaça segurança e paz na região.
Taiwan registrou nesta sexta-feira um aviso aos navios da Guarda Costeira Chinesa que invadiram suas águas restritas próximas a ilhas em primeira linha próximas à China, pelo segundo dia consecutivo. O incidente aumenta as tensões existentes através do sensível estreito de Taiwan.
A Guarda Costeira de Taiwan relatou que quatro barcos da Guarda Costeira Chinesa adentraram na manhã deste sábado nas águas restritas das ilhas Kinmen, controladas por Taiwan e que se situam próximas a costa Chinesa.
China, violadora dos direitos internacionais
A China, que se considera dona de Taiwan – uma ilha de governo democrático – apesar das fortes objeções deste país, aumentou suas atividades militares nas proximidades de Taiwan nos últimos anos, com invasões quase diárias em zonas de identificação de defesa aérea.
Uma autoridade de Taiwan, via rádio, advertiu os chineses: “Vocês entraram nas águas restritas de nosso país. Favor se retirar imediatamente”.
Efeitos da invasão
As autoridades de Taiwan afirmaram que a ação Chinesa impactou seriamente o tráfego e a segurança na região. “Para evitar provocar incidentes navais, instamos a China a parar com tais comportamentos”, disse a Guarda Costeira de Taiwan em um comunicado.
A Guarda Costeira Chinesa não se pronunciou de imediato sobre o ocorrido.
Antecedentes das invasões
A Guarda Costeira Chinesa já havia realizado patrulhas nas redondezas das Ilhas Kinmen na última sexta-feira, e também já foram orientados a se retirar pelos guardas-costeiros de Taiwan, de acordo com a Central News Agency, um órgão de notícias de Taiwan.
A tensão entre os dois países tem aumentado no último mês, com a Guarda Costeira Chinesa fazendo patrulhamentos regulares ao redor de Kinmen após a morte de dois cidadãos Chineses enquanto tentavam fugir da Guarda Costeira de Taiwan, após seu barco adentrar em águas proibidas.
Confusão nas mensagens enviadas pela China
Um alto funcionário de segurança de Taiwan disse à agência Reuters que Pequim está enviando mensagens “confusas” ao continuar seu assédio a Taiwan, enquanto também solicita a assistência de Taipei no tratamento de incidentes marítimos.
Ele também afirmou que os últimos movimentos da Guarda Costeira Chinesa em Kinmen “não trouxeram ameaças de segurança substanciais”, mas complicaram a situação na região. “Estamos sem saída. Tentamos salvar seus pescadores ontem e hoje eles estão mostrando seus dentes e garras.”, disse o oficial.
Futuro das relações Taiwan-China
Na última semana, o órgão principal de Taiwan, responsável pela política em relação à China, instou seu grande vizinho a não alterar o “status quo” nas águas próximas a Kinmen, enviando embarcações da Guarda Costeira para áreas restritas.
Este incidente ressalta a necessidade de atenção à tensão crescente entre China e Taiwan, que aumenta a medida que a China continua a violar os acordos internacionais de soberania e invadir território de Taiwan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)