Incidente no voo LA800 da LATAM: botão de ajuste de assento considerado culpado
Descubra o incidente do voo LA800 da LATAM: Um botão de ajuste de assento leva a perda de altitude. Saiba mais sobre as medidas de segurança adotadas.
Na última quarta-feira, um evento intrigante veio à tona envolvendo um Boeing 787 da companhia aérea LATAM. Segundo relatos, o voo LA800, que fazia a rota entre Sydney e Auckland, enfrentou uma perda brusca de altitude supostamente causada pelo acionamento acidental de um botão de ajuste do assento do piloto por uma comissária de bordo.
O que ocorreu a bordo do Boeing 787?
De acordo com as informações divulgadas pelo jornal The Wall Street Journal, a comissária estava servindo a refeição na cabine quando esbarrou em um botão no assento do piloto. O acionamento empurrou o piloto para a frente, causando o acionamento involuntário dos controles que levaram a aeronave a uma queda repentina. Tendo em vista o ocorrido, a empresa fabricante do avião, Boeing, solicitou que todas as operadoras do modelo 787 façam inspeções nos botões de assentos da cabine do piloto como medida de precaução.
Por que esse botão existe? Pode ser acionado durante o voo?
Os botões responsáveis pelo ajuste longitudinal do assento dos pilotos são dois, sendo um localizado na lateral do assento e outro na parte de trás, este último exclusivo do modelo 787. O objetivo desses botões, segundo o mecânico de aviação e youtuber Lito Sousa, é facilitar a entrada do piloto. Contudo, apesar da possibilidade de acionamento do botão durante o voo – uma vez que o piloto pode se ausentar do cockpit enquanto seu colega está operando a aeronave – uma série de medidas de segurança são implementadas para evitar acionamentos não intencionais.
Quais são as dúvidas que permanecem?
Por um lado, a comissária pode ter acionado o botão acidentalmente. Entretanto, teoricamente, mesmo quando o assento do piloto é totalmente colocado para frente, ele deve parar antes de atingir o manche. Logo, a queda repentina da aeronave só teria ocorrido se uma força adicional tivesse sido aplicada sobre o manche. Além disso, considerando que o piloto automático estaria ativado durante o voo, seria necessário um pressionamento significativo sobre o comando para que ele fosse desligado. Portanto, ainda há detalhes a serem esclarecidos sobre o incidente.
E agora, qual o posicionamento das empresas envolvidas?
A Boeing, por sua vez, solicitou que os operadores do 787 inspecionem os botões do assento dos pilotos. Ainda assim, não se pronunciou diretamente sobre o caso. Em contrapartida, a LATAM emitiu uma nota em que afirma estar colaborando com as autoridades durante a investigação, mas não comentou as especulações em torno do tema.
Ainda são necessários mais estudos para a compreensão completa do incidente, e esperamos que os resultados contribuam para aprimoramentos na segurança aérea.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)