Clima insólito enquanto o planeta registra o mês de fevereiro mais quente da história
Recorde de calor extremo em fevereiro impacta o mundo com baixos níveis de gelo e inundações. Descubra como o clima está mudando rapidamente.
As temperaturas de inverno dispararam. Oceanos com temperaturas anormalmente quentes. Chuvas intensas alagam e desabrigam comunidades. Baixa cobertura de neve na América do Norte e níveis recordes de baixa gelo marinho na Antártica.
Se o último mês, sendo o mês de fevereiro mais quente do planeta – o nono mês consecutivo que cai um recorde mensal – não repercutiu, um novo mapa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica mostra todas as maneiras de como o calor extremo se traduziu em impactos em todo o mundo.
O mapa mostra as anomalias climáticas mais significativas do mundo, ou eventos climáticos invulgares para esta época do ano.
Recorde de baixos níveis de gelo no mar
Na Antártica, um dos lugares mais frios da Terra, o gelo do mar estava em níveis recordes baixos, enquanto os cientistas estão preocupados que a crise climática esteja tendo um impacto mais forte nesta região isolada.
O hemisfério norte também experimentou um inverno anormalmente quente. Não só a cobertura de gelo dos Grandes Lagos atingiu níveis históricos baixos no mês passado, como também foi o fevereiro mais quente já registrado para a América do Norte e a Europa, perturbando as economias locais que dependem de atividades recreativas de inverno, como o esqui e o snowboard.
Inundações e secas
Enquanto isso, partes do planeta também viram desastres relacionados com a água em ambas as extremidades do espectro – seco e molhado. Enquanto o Equador e Madagáscar enfrentaram chuvas pesadas e inundações destrutivas, partes do sul da África viram um dos meses de fevereiro mais secos em 40 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)