Putin busca consolidação do poder e convoca eleitores para as próximas eleições na Rússia
Vladimir Putin pede votos para as próximas eleições presidenciais, destacando a importância da unidade e da coesão para o futuro do país.
O presidente Vladimir Putin, da Rússia, fez um apelo nesta quinta-feira (14) aos eleitores – incluindo as áreas anexadas da Ucrânia – para que votem nas eleições presidenciais do país que ocorrem nesta semana. As pesquisas indicam que Putin é o favorito para vencer.
“Cada voto é valorizado”, afirma Putin
Durante um discurso em vídeo, Putin enfatizou a importância do voto e da unidade para a determinação do futuro da Rússia. “É vital destacar a nossa coesão e determinação e avançar juntos. Cada voto que vocês dão é valorizado e significativo”, afirmou o presidente. “Peço, portanto, que nos próximos três dias você exerça o seu direito de voto”, completou.
Putin, que aos 71 anos ocupa o cargo de presidente ou de primeiro-ministro desde 2000, enfrenta três adversários nas eleições presidenciais que se estendem ao longo de três dias, iniciando-se na sexta-feira (15). Até o momento, nenhum dos outros candidatos criticou Putin.
Putin e o apoio do público
Pesquisas de opinião indicam que a maioria dos russos apoia Putin — uma pesquisa do mês passado registrou até 75% de apoio ao atual presidente. No entanto, dois candidatos que pretendiam disputar a eleição com uma plataforma de apelo ao fim da guerra na Ucrânia foram considerados inelegíveis.
“Todos os eleitores querem ver uma Rússia forte, próspera e livre”, disse Putin em seu vídeo, acrescentando que quer elevar os padrões de vida e a qualidade de vida do país.
O conflito na Ucrânia e as eleições
Na Ucrânia, o clima de conflito influencia o cenário político. Em 2022, Putin enviou dezenas de milhares de soldados para a fronteira com a Ucrânia. E desde o início da invasão em fevereiro do mesmo ano, algumas regiões do leste e do sul do país estão sob controle de forças russas.
No final de 2022, a Ucrânia conseguiu retomar grandes áreas de território, mas as forças russas, bem posicionadas, mantiveram-se firmes e conseguiram tomar a cidade oriental de Avdiivka no mês passado.
Putin encorajou os eleitores nessas áreas anexadas a votar, considerando isso um ato patriótico. Ele citou a situação de residentes de áreas do Donbass, no leste da Ucrânia, e de Novorossiya — um termo czarista para áreas do sul da Ucrânia — que votaram pela anexação pela Rússia em referendos em 2022.
“Aqueles que participarem da operação especial também votarão. Eles são um exemplo para todos os russos”, disse Putin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)