O dia D para Luciano Bivar
O presidente demissionário do União Brasil pode ser expulso da sigla nesta quarta-feira. Ele perdeu a disputa pela reeleição e, desde então, tenta se manter no comando da legenda
O presidente demissionário do União Brasil, Luciano Bivar, terá um dia decisivo nesta quarta-feira, 13. A partir das 15h, lideranças do partido vão se reunir para tratar de possível abertura de processo de expulsão do dirigente partidário.
A expectativa é que seja aprovado o processo de expulsão de Bivar. Integrantes do União afirmam que a permanência dele se tornou insustentável.
Estarão reunidos na sede da sigla deputados, senadores, governadores e membros da executiva, além do presidente eleito do partido Antonio Rueda. Rueda venceu Bivar em uma eleição interna do União Brasil, ocorrida em 29 de fevereiro.
Providências
Após a reunião, os integrantes do partido vão dar uma entrevista coletiva para falar quais providências serão adotadas contra Luciano Bivar.
Na segunda-feira, 11, a crise no partido tomou novos contornos após o incêndio na casa de praia de Rueda, em Pernambuco. A residência da tesoureira do partido, e irmã de Rueda, Maria Emília Rueda, também foi incendiada.
Na noite desta terça-feira, 12, a Polícia Civil de Pernambuco disse que encontrou indícios de que os incêndios foram premeditados. Na avaliação de integrantes do União, isso corrobora a tese de que Bivar tem participação no episódio.
Apesar das investigações ainda estarem em curso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, indicou que vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do mandato de Bivar.
Disputa por meio bilhão de reais
A disputa pelo comando do União Brasil escamoteia, na realidade, a briga pela destinação de aproximadamente 500 milhões de reais do fundão eleitoral. O dinheiro é visto como essencial para fomentar as candidaturas municipais.
Sem controle do partido, Luciano Bivar, derrotado nas eleições internas da sigla, não teria como obter recursos para a sua base eleitoral em Pernambuco.
Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)