Piloto automático da Tesla é questionado nos EUA
Descubra a avaliação de sitemas de assistência ao condutor, como o Autopilot da Tesla, feita pelo IIHS. Apenas o sistema da Lexus foi considerado 'aceitável'. Saiba mais!
No Estados Unidos, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – instituição que avalia a segurança de carros e SUVs -, analisou os chamados sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Autopilot da Tesla, e colocou em causa a sua eficiência.
11 sistemas classificados como “ruins”
A análise do instituto incluiu o teste de 14 sistemas que combinam diferentes sensores e tecnologias para ajudar na manutenção da pista e prevenção de colisões. Dos sistemas avaliados, 11 foram classificados como “ruins”, incluindo o Autopilot da Tesla e outros automation systems. Entre os sistemas avaliados, a América lidera com três, sendo a da General Motors, denominada Super Cruise, e os da Ford e da Nissan.
Apenas o Teammate da Lexus foi “aceitável”
O sistema Teammate with Advanced Drive da Lexus foi o único que recebeu a classificação de “aceitável” pelo instituto, mesmo assim, ainda abaixo da avaliação máxima de “boa”. David Harkey, presidente do IIHS, afirmou: “Alguns motoristas podem sentir que a automação parcial torna viagens mais longas mais fáceis, mas há poucas evidências de que isso torne a condução mais segura”.
Autopilot da Tesla versus Super Cruise da GM
Durante os testes, o IIHS monitorou o que acontece se o sistema fosse bloqueado deliberadamente ou se o motorista desviasse o olhar da estrada por muito tempo. O Super Cruise da GM e o ProPilot Assist da Nissan, que permitem que os motoristas retirem as mãos do volante por longos períodos, foram avaliados.
Acidentes de alto perfil x Sistemas de condução adaptativa
Os sistemas de direção adaptativa da Tesla, que realiza mudanças de faixa completamente por conta própria, e da GM foram criticados por convidar ainda mais os motoristas a se desligarem da direção. Para a IIHS, os motoristas devem pelo menos ser solicitados a permitir uma mudança de faixa, mesmo que o carro possa realizar a manobra por conta própria.
A Ford, a GM e a Tesla se pronunciam
Após os testes, Ford, GM e Tesla se manifestaram. A Ford destacou que, os veículos com o sistema BlueCruise têm 10 vezes menos probabilidade de sair da faixa. A GM afirmou que está comprometida em fornecer um sistema seguro aos seus clientes. Por fim, a Tesla, que passou por um recall em dezembro de 2023, afirmou que já fez melhorias nos alertas de atenção do motorista.
O Instituto de Seguros irá continuar monitorando as atualizações e melhorias de software e irá testar periodicamente os sistemas, disse Harkey.
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