Airbnb proíbe as câmeras de vigilância em locações de estadia
Descubra como a nova política do Airbnb para garantir sua privacidade proíbe câmeras de vigilância internas em propriedades alugadas.
A partir de 30 de abril deste ano, a plataforma de alojamento temporário Airbnb não permitirá mais o uso de câmeras de vigilância nas áreas internas das propriedades que aluga. Anteriormente, as câmeras eram proibidas apenas em quartos e banheiros, sendo permitidas em áreas comuns como corredores e salas de estar.
Mudança na política do Airbnb
Com esta mudança, a presença de câmeras nas unidades de alojamento do Airbnb será proibida em todo o mundo, independentemente da localização ou finalidade da câmera, mesmo se a eventual existência da mesma fosse relatada na descrição do imóvel.
Exceções para áreas externas e comuns
A única exceção permitida serão as câmeras localizadas em ambientes externos ou em áreas comuns em propriedades maiores, como saguões de entrada e corredores de hotéis ou prédios residenciais.
Prazo para adaptação dos anfitriões
Segundo um comunicado emitido pelo Airbnb, este período de adaptação foi pensado para que os anfitriões tenham tempo suficiente para fazer as alterações necessárias em seus imóveis. Após 30 de abril, caso seja denunciada a violação desta nova norma, o anfitrião poderá ser removido da plataforma.
Proibição de câmeras escondidas
O uso de gravações feitas sem o consentimento dos convidados já é considerado um crime de acordo com o Código Penal, que prevê pena de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa, para quem filmar cenas íntimas sem o conhecimento dos participantes.
Dicas para identificar câmeras escondidas
Para quem aluga ou se hospeda em imóveis por meio da plataforma, ainda é um desafio garantir que o local esteja completamente livre de câmeras escondidas. No entanto, o telefone celular pode servir como uma ferramenta útil para diminuir os riscos potenciais. Para tanto, especialistas recomendam que os inquilinos realizem uma checagem de segurança assim que chegarem à propriedade alugada, especialmente em quartos e banheiros.
Este novo regulamento vem como um passo adiante para garantir a privacidade dos usuários do Airbnb e possibilitar uma experiência de estadia confortável e segura para todos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)