Musk abre código de GPT rival e cutuca OpenAI
Bilionário, que é co-fundador da OpenAI, está processando a dona do ChatGPT por quebra de contrato
Elon Musk anunciou a abertura do código-fonte do Grok, plataforma rival do ChatGPT desenvolvida por sua nova empresa, xAI. O anúncio veio através de uma postagem em redes sociais nesta segunda-feira, 11, prometendo tornar o Grok aberto ainda nesta semana.
A ação judicial movida por Musk contra a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, acusa a fabricante do ChatGPT de trair seu compromisso original ao formar uma parceria bilionária com a Microsoft, com o objetivo de, segundo a ação, ter lucro sobre o bem-estar humano. O bilionário alega quebra de contrato, quebra do dever fiduciário e práticas comerciais desleais, solicitando que a OpenAI torne sua pesquisa e tecnologia públicas.
O processo destaca a transformação da OpenAI em uma “subsidiária de fato da maior empresa de tecnologia do mundo: Microsoft”, criticando a nova direção da empresa por desenvolver uma inteligência geral artificial focada em maximizar lucros para a Microsoft, e não para o benefício de todos.
Em julho do ano passado, Musk revelou sua própria empresa de IA, xAI, anunciando em novembro que lançaria seu primeiro produto de IA para um grupo seleto. Embora independente, xAI planeja trabalhar em estreita colaboração com o X (ex-Twitter) e a fabricante de veículos elétricos de Musk, a Tesla.
Em resposta ao processo, a OpenAI divulgou capturas de tela de e-mails de Musk durante seu tempo na empresa, mostrando seu apoio à transformação da OpenAI em uma empresa com fins lucrativos e sugerindo uma fusão com a Tesla para competir com os esforços de IA do Google.
A OpenAI mencionou que Musk deixou a organização expressando a necessidade de um concorrente relevante ao Google/DeepMind e que ele próprio se encarregaria disso, prometendo apoiar a OpenAI em sua própria trajetória.
Diz a postagem de Elon Musk:
“Essa semana, a xAI vai abrir o código-fonte do Grok”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)