Em carta, PSD defende regulamentação de inteligência artificial
O partido se manifestou sobre o assunto um dia após Lula afirmar que "está cansado” de ouvir falar em inteligência artificial
A executiva nacional do PSD defendeu, em uma carta divulgada neste sábado, a criação de um marco para regulamentar a inteligência artificial (IA) no país.
O documento – Carta do Rio de Janeiro – foi elaborado após reunião da qual participaram o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o líder do partido na Cãmara, Antônio Brito, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o deputado federal Pedro Paulo, presidente do PSD-RJ, entre outros integrantes do partido como os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e da Agricultura, Carlos Fávaro.
“A inteligência artificial (IA), realidade que traz mudanças e impactos em diversos setores da sociedade, que modifica o comportamento humano e reverbera na democracia, exige o compromisso da bancada com a regulamentação em um mundo integrado e sem fronteiras, ou seja, um marco regulatório no uso desta tecnologia”, afirma o documento.
“Os avanços positivos da inteligência artificial, que moldam nosso futuro coletivo, reforçam que nossas metas são ambiciosas, suplantam paradigmas vigentes e envolvem o compromisso inabalável com os princípios democráticos e com a equidade na disputa eleitoral, inclusive com as eleições municipais”, complementa a Carta.
O partido se manifestou sobre o assunto um dia após Lula afirmar que “está cansado” de ouvir falar em inteligência artificial (IA). Segundo ele, não há necessidade de investimento nesse tipo de tecnologia em um país com “tanta gente inteligente”.
“Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Porque não usamos a inteligência humana que temos aqui?”, afirmou o petista durante almoço de comemoração ao Dia da Mulher em um bar do reduto petista em Brasília.
A fala de Lula ocorreu após ele ter participado da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), que discutiu os progressos e desafios da IA no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)