Chuva deixa São Paulo em alerta para alagamentos
A previsão é que as chuvas continuem isoladas e variem em intensidade em todas as regiões da Grande São Paulo até o início da noite
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu um comunicado, nesta sexta-feira, 8, alertando para a possibilidade de alagamentos na cidade. De acordo com o órgão, áreas de chuva provenientes do interior, impulsionadas pelo calor e alta umidade atmosférica, estão se intensificando na capital paulista.
Nas zonas leste e norte da cidade, especialmente nas subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi e Jaçanã/Tremembé, há registros de chuvas intensas. Já nas subprefeituras de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, há registro de chuvas leves com alguns pontos moderados.
Até o momento, não foram registrados pontos de alagamento pela equipe do CGE. No entanto, o órgão alerta para o potencial de alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos nos próximos momentos. A previsão é que as chuvas continuem isoladas e variem em intensidade em todas as regiões da Grande São Paulo até o início da noite.
A manhã desta sexta-feira começou com céu nublado na cidade e temperaturas em elevação. Segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE, a média dos termômetros era de 28°C, podendo chegar a uma máxima de 29°C.
Caos em Ubatuba
O litoral paulista também tem enfrentado um alto volume de chuvas nos últimos dias. Na cidade de Ubatuba, por exemplo, foi decretado estado de emergência após chover 344 mm em apenas 72 horas, resultando na destruição de uma ponte e isolando uma comunidade.
As vias ficaram alagadas e uma comunidade ficou isolada após uma ponte ser destruída pela força das águas na tarde de quinta-feira, 7.
De acordo com a Defesa Civil, em um período de apenas 72 horas, o município registrou um volume de chuva de 344 mm. Esse valor supera a média esperada para todo o mês de março, que era de 311 mm.
A ponte que liga o bairro Folha Seca à SP-55 foi completamente destruída pelas águas, deixando aproximadamente 800 a mil pessoas sem condições de sair da comunidade. Além disso, seis pessoas não conseguiram retornar para suas casas e foram abrigadas temporariamente na escola Ernesmar.
Previsão do tempo
A previsão para o fim de semana é que os cenários na capital e no litoral se mantenham semelhantes. Tanto no sábado, 9, quanto no domingo, 10, são esperadas altas temperaturas e umidade atmosférica, condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas.
É previsto pancadas de chuva moderada a forte entre o meio da tarde e o início da noite, com potencial para alagamentos, quedas de árvores e aumento do nível dos rios e córregos na capital e região metropolitana. As temperaturas devem variar entre 20°C durante a madrugada e atingir até 30°C durante a tarde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)