Descoberta na Inglaterra a floresta fossilizada mais antiga do mundo
A floresta fossilizada mais antiga do mundo, encontrada recentemente na Inglaterra.
Os cientistas descobriram a floresta fossilizada mais antiga conhecida na Terra no sudoeste da Inglaterra, segundo um novo estudo. Com aproximadamente 390 milhões de anos, os fósseis superam o recorde da floresta do estado de Nova York em 4 milhões de anos, de acordo com um comunicado de imprensa da Universidade de Cambridge publicado na quinta-feira.
Detalhes da descoberta fossilizada
Os fósseis foram encontrados em penhascos de arenito no sul do Canal de Bristol, perto de Minehead, perto do local de um parque de férias. As árvores, conhecidas como Calamophyton, se assemelham a palmeiras, mas possuíam troncos finos e ocos.
Importância desse achado para a ciência
Os detalhes dos fósseis revelam a velocidade com que as primeiras florestas se desenvolveram, disse Davies. Mesmo sendo de uma floresta esparsa com apenas um tipo de árvore, a floresta mais antiga do estado de Nova York tinha mais variedade de espécies.
Florestando a paisagem
As árvores teriam capturado sedimentos em seus sistemas radiculares, estabilizando as margens dos rios e costas, explicou Davies. “Ao fazer isso, eles estão cercando a água em certos locais e formando esses pequenos canais.”
Vida no solo da floresta
As árvores também forneceram um habitat para invertebrados que viviam no solo da floresta, graças aos galhos que caem no chão. A equipe encontrou evidências de pegadas e rastros de cauda deixados por esses primeiros artrópodes, disse Davies.
Pequeno vislumbre na história do planeta
Os achados contam uma parte importante da história do planeta, mostrando as mudanças rápidas durante a transição da vida para a terra. Este estudo oferece um vislumbre do período do Devoniano, de 419 a 358 milhões de anos atrás, quando a vida estava se movendo em direção à terra.
A pesquisa foi publicada no Journal of the Geological Society e mostra a importância de estudos contínuos em áreas extensivamente examinadas, pois ainda podem haver descobertas significativas a serem feitas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)