Com Lula de volta, Petrobras tem queda no lucro e nos dividendos
Recibos das ações da petroleira negociados no exterior chegaram a recuar 15% na noite de ontem após a divulgação do balanço
Investidores reagem na sessão desta sexta-feira, 8, ao balanço financeiro da principal petroleira brasileira apresentado após o fechamento da bolsa de valores ontem. O resultado da Petrobras referente ao quarto trimestre ficou 14% abaixo da previsão dos analistas consultados pela Bloomberg.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (Lucro antes de Juros, Impostos, Deprecação e Amortização na sigla em inglês) também ficou aquém do esperado. A linha ficou em 66,8 bilhões de reais para o período, contra estimativas de 74,5 bilhões de reais, 10,2% abaixo do esperado.
Apesar do ganho de receita nos últimos três meses do ano passado, que passou de 129,9 bilhões de reais em 2022 para 134,2 bilhões de reais no período analisa, a empresa fechou o ano com queda no lucro líquido.
33,8% abaixo
No ano completo de 2023, o lucro líquido da companhia ficou 33,8% abaixo do registrado no ano anterior. O primeiro ano sob o governo Lula registrou 124,6 bilhões de reais contra 194 bilhões de reais em 2022.
Além do resultado, o mercado reage também à decisão de não distribuir dividendos extraordinários, que era uma expectativa grande de analistas que cobrem a empresa. Em vez disso, a empresa decidiu guardar 42 bilhões de reais em um fundo de reserva, que não pode ser utilizado para investimentos sem autorização prévia.
O conselho de administração da companhia aprovou repasse de 14,2 bilhões de reais em remuneração aos acionistas a serem pagas em duas parcelas iguais em maio e junho, corrigidas pela Selic do período. A proposta ainda precisa ser levada à Assembleia Geral Ordinária de acionistas, em abril.
Queda de 15%
Os recibos de ação da empresa negociados em Wall Street chegaram a cair 15% na noite dessa quinta-feira, após a divulgação do resultado. Agora pela manhã, os papéis apresentaram leve recuperação e são negociados em queda de 11%.
No cenário internacional, o mercado financeiro também deve acompanhar com atenção a divulgação de mais um relatório Payroll nos Estados Unidos, às 10h30 desta sexta-feira, 7. O documento deve apontar a abertura de 200 mil novas vagas de trabalho no mês de fevereiro, contra 353 mil postos registrados em janeiro.
Leia mais:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)