Modi anuncia transformação econômica na Caxemira
Visita de Narendra Modi a Caxemira após remoção do status especial promete transformação econômica na região.
Reforçando a segurança em sua primeira visita a região muçulmana majoritária desde a controversa mudança em 2019, o Primeiro-Ministro da Índia Narendra Modi, afirmou que a Caxemira sob administração indiana tem passado por uma grande transformação econômica desde que foi retirada sua condição semi-autonômica.
Comícios e desenvolvimento de projetos
Em um comício realizado em Srinagar, o Primeiro-Ministro declarou: “Estou trabalhando duro para conquistar seus corações”. A visita ocorre poucas semanas antes da realização das eleições gerais. Na ocasião, foram anunciados projetos que somam 64 bilhões de rúpias (aproximadamente 774 milhões de dólares ou 607 milhões de libras) voltados para o apoio à agricultura e ao turismo locais.
Artigo 370: um ponto contestado
O Artigo 370 do constituição indiana conferia significativa autonomia ao então estado de Jammu e Caxemira. A remoção desta condição por Modi em 2019 despertou a ira de muitos caxemires, que segundo o ex-chefe de governo de Caxemira, Omar Abdullah, foram forçados a comparecer ao comício de Modi sob a ameaça de ações disciplinares.
Ainda que a mudança tenha efeitos positivos, como a possibilidade de pessoas de fora comprarem terras na região para fazer negócios, muitos moradores afirmam ainda não estarem vendo os benefícios desses projetos.
Implicações e expectativas políticas
A revogação parcial da constituição que concedia ao Jammu-Kashmir o status especial foi uma promessa de campanha de Modi, posta em prática logo após sua reeleição em 2019.
Analistas apontam que a visita de Modi à região deve definir o tom da campanha do BJP (Bharatiya Janata Party) nas próximas eleições gerais, que devem acontecer até maio.
Segunda região mais populosa da Índia, a decisão de dividir Jammu-Kashmir em dois territórios administrados federalmente foi controversa e aumentou a tensão na região. No entanto, as ações foram respaldadas pela maioria dos apoiadores de Modi.
Reações dos moradores
As opiniões dos moradores, entretanto, são majoritariamente críticas. Muitos se queixam da inflação, do aumento das tarifas de energia elétrica e de dificuldades para conseguir bens básicos, como arroz.
Apesar da tensão e dos inúmeros protestos de moradores e críticos, o primeiro-ministro indiano segue firme em sua decisão e afirma que está “trabalhando duro para conquistar seus corações”.
Rumo às eleições gerais
A visita a Srinagar foi apenas um dos muitos eventos que o primeiro-ministro indiano participará antes do anúncio da data de votação das eleições gerais. O resultado dessas eleições será crucial para determinar o futuro político e econômico de Modi e de sua administração na região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)