A esquerda vai correr da avenida Paulista
Ato em resposta à mobilização de 25 de fevereiro de Jair Bolsonaro deve ocorrer no Largo do Batata, na praça da República ou em qualquer outro lugar que não facilite comparações
A ordem é confrontar Jair Bolsonaro, mas longe da avenida Paulista. Os movimentos de esquerda que chamam manifestação para 23 de março em resposta ao ato de 25 de fevereiro protagonizado por Bolsonaro não querem se expor a comparações sobre tamanho, informa a Folha de S.Paulo.
Para fazer frente ao ato do ex-presidente, a mobilização convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo teria de reunir na avenida Paulista de 185 mil a 600 mil pessoas, a depender de quem está contando.
“Alternativas estudadas são o Largo da Batata, a praça da República ou Largo de São Francisco, onde foi lida uma carta em defesa da democracia em agosto de 2022”, diz o jornal.
Cálculos
Para tentar evitar constrangimentos, os movimentos e partidos de esquerda fazem uma série de cálculos, inclusive sobre o pretexto para os atos. Devem pedir a prisão de Bolsonaro? Ou apenas se manifestar de forma mais genérica, em defesa da democracia?
Outra estratégia é apontar Salvador como protagonista da mobilização. “Queremos mostrar a simbologia do Nordeste, da região como campo de resistência a esse novo tempo que estamos vivendo”, disse à Folha a secretária de Movimentos Populares do PT, Vera Lúcia Barbosa.
A ideia é contar com Lula, seus ministros, governadores e parlamentares de esquerda na capital baiana, mas o martelo ainda não foi batido.
Relutância
Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares, disse o seguinte à Folha: “Há um consenso dos movimentos sociais de que o presidente Lula deve comparecer ao ato na linha de defesa de democracia, assim como o Bolsonaro liderou um que dialoga com o golpismo”.
Os atos da esquerda contra Bolsonaro assumem o risco de serem bem menos expressivos do que o movimento de um ex-presidente encurralado por uma série de investigações, mesmo contanto com a presença de um presidente supostamente popular.
Por enquanto, a relutância dos organizadores não passa uma boa mensagem.
Leia mais:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)