Tesla quer ter o carro mais rápido do mundo
Elon Musk confirma retorno do projeto Roadster, o supercarro elétrico revolucionário da Tesla que vai de zero a 100 km/h em um segundo
Em uma série de reviravoltas e mudanças de discurso, Elon Musk (foto), CEO da Tesla, finalmente confirmou a retomada do projeto Roadster. Esse supercarro elétrico ganhou destaque em 2017, mas só agora terá seu lançamento oficial previsto para o final de 2024, com as primeiras entregas programadas para 2025.
Essa é a segunda geração do Roadster, que foi lançado originalmente em 2008 com base no chassi do Lotus Elise. Porém, a produção foi interrompida em 2012, quando a Tesla decidiu concentrar seus esforços no sedã Model S.
Musk anunciou essa novidade por meio de sua conta no X, antigo Twitter, afirmando que os objetivos de design do novo Tesla Roadster foram exponencialmente ampliados. Segundo ele, “Um carro como este nunca foi visto ou será visto, se é que se pode chamar de carro“.
Em 2017, Musk apresentou o protótipo da segunda geração do Roadster e prometeu seu lançamento até o final de 2020. Na época, foram cobrados depósitos de até US$ 250 mil para reservar unidades. Curiosamente, isso ocorreu no mesmo período em que a Tesla enfrentava dificuldades financeiras para aumentar a produção do Model 3.
Aparentemente, aqueles que fizeram esses depósitos terão prioridade no primeiro lote de mil unidades que serão entregues.
Colaboração entre Tesla e SpaceX
Em outro anúncio feito por Musk na rede social X, ele revelou que o novo Roadster será uma colaboração entre a Tesla Inc. e a SpaceX, suas duas empresas mais valiosas.
A participação da SpaceX no projeto envolve o sistema de propulsão do carro. A empresa idealizou um mecanismo de propulsores de ar frio comprimido, que se assemelham ao formato dos foguetes em algum momento. Essa estrutura estará localizada na parte traseira do carro, proporcionando uma velocidade “espacial”.
De acordo com a Tesla, esses propulsores são projetados para aumentar a potência durante a aceleração e permitir que o veículo atinja a velocidade de zero a 100 km/h em menos de um segundo.
Atualmente, o recorde de velocidade para um carro elétrico que atinge os 100 km/h é do Rimac Nevera, com incríveis 1,85 segundos. Esse feito é possível graças aos dois motores do veículo, que geram uma potência de 1.914 CV e possuem tração nas quatro rodas.
No entanto, o sistema de propulsão da SpaceX não estará disponível em todas as versões do novo Roadster. Ele estará presente apenas nos modelos top de linha, enquanto as demais versões adotarão o mesmo sistema de propulsão do Tesla Model S Plaid.
Velocidade máxima de 400 km/h
Com essa configuração, espera-se que o Roadster alcance a velocidade de zero a 100 km/h em menos de dois segundos, com uma potência de 1.000 HP e uma velocidade máxima de até 400 km/h.
Segundo O Globo, ainda não há informações disponíveis sobre as baterias ou autonomia do novo Roadster. Com base em tweets e anúncios anteriores de Musk, especula-se que o carro terá uma autonomia de cerca de mil quilômetros com um tanque cheio. Isso representaria um aumento de 60% em relação à autonomia WLTP do Tesla Model S Plaid, que possui uma bateria de 100 kWh e alcança até 600 km de autonomia.
Curiosamente, Musk não mencionou seu provável futuro rival, o novo Yangwang U9 da BYD. Essa empresa chinesa ultrapassou a Tesla em vendas globais de veículos elétricos no último trimestre de 2023 e recentemente apresentou um veículo de alto desempenho que pode acelerar de zero a 100 km/h em 2,36 segundos. Ainda não há confirmação sobre o preço, mas estima-se que seja cerca de US$ 233,4 mil (R$ 1,1 milhão).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)